Esperança, Fé e Amor, ou a certeza da Vitória, que dá certo e que funciona!

Titubeamos!
Não tem jeito, nossa indecisão e insegurança nos atrapalha!
Angustiamo-nos muitas vezes por acharmos que nada dá certo. Parece que nos cansamos gastando uma energia inútil, sem sentido. Parece que nada dá certo. Vivemos como que num caos, num turbilhão...
Dá vontade de gritar: _Pare o mundo que eu quero descer!
Isso é o que eu chamo de angústia! Um sentimento que paralisa, sobressalta o coração e dá um enorme "peso" na cabeça. Deprimente, diga-se de passagem.
Mas, o que é isso? Ânimo, rapaz. Vem uma voz de dentro de meu ser e me deixa constrangido!
Ponho-me a conversar com Deus e peço um pouco de luz, que guie o meu caminho. Ele me responde: "Coragem, eu venci o mundo" Peça e receberá! Procure e encontrará! Bata à porta e ela se abrirá!
No centro do turbilhão começo a divisar, então, alguma ordem no caos. Percebo o Cosmos(um tudo ao mesmo tempo agora um vai e vem uma dinâmica que me deixa tonto...) Mas, há uma ordem. As coisas acontecem e dão certo! As engrenagens estão se movimentando e funcionando muito bem. Há chance de vitória.
Quando Cristo levou seus três discípulos "mais chegados" como se diria hoje: Pedro, Tiago e João para o monte Tabor para rezar, mostrou a todos nós, que existe a Vitória! Ele nos garantiu essa certeza! Moisés e Elias, naquele momento também participantes do encontro, mostravam que primeiro haveria o sofrimento.
Deus garante que o Filho Amado deva ser escutado.
"Nossas dúvidas são traiçoeiras, porque nos fazem perder o bem que poderíamos obter por medo de tentar" Shakespeare disse isso e um poeta brasileiro disse que ninguém vai sonhar nossos sonhos. É nossa responsabilidade.
Vai dar certo, experimente! Funcionará! A fé é um meio de já se obter aquilo que se espera.
Por que estou eu a dizer isso tudo aqui?
Porque essa é a proposta do blog. Sim, eu escrevo através de minhas motivações pessoais, não poderia ser diferente. Ninguém escreve se não tiver um assunto que conhece ao menos parcialmente. Mas, quero ser aquela "voz que grita no deserto" pode ser que alguém leia isso e lhe brote uma idéia na cabeça que o anime em meio ao turbilhão em que possa estar envolvido. E mesmo que ninguém leia, já que é um deserto mesmo. O Espírito que me move a escrever paira onde quer e não digo palavras minhas, sirvo apenas para confirmar a certeza da vitória, que dá certo, que funciona!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sabedoria



Há alguns anos que eu descobri essa oração na Bíblia:

Senhor, Manda a Sabedoria desde o céu santo e a envia desde o teu trono glorioso, para que ela me acompanhe e participe dos meus trabalhos e me ensine o que o que é agradável a ti. Porque ela tudo sabe e tudo compreende. Ela me guiará prudentemente em minha ações e me protegerá com a glória dela. (Sabedoria 9,10-11)

Eu me encantei com as palavras claras e fáceis de pronunciar. Gostei da coincidência da sequência dos números 9,10,11.Passei a recitá-la, escrevê-la e ensiná-la à outras pessoas.

Passado agora um tempo percebo que Deus tem me ensinado, ele vem me instruindo pouco a pouco , ele me manda, diariamente , a sua sabedoria. Estou recebendo o que pedi. Recebo não da forma em que minha limitada imaginação achava que seria. Peço perdão pelas minha dúvidas e por ter achado que as palavras por si só iriam resolver os meus problemas.

Deus me mandou muitos professores, me indicou leituras para estudar. Quando eu precisava saber de um assunto aparecia algum livro ou ensinamento para esclarecê-lo.

A primeira fonte de informações e de sabedoria é a Bíblia. Muitas informações que leio nos livros fazem associações com uma questão que já é contemplada na Bíblia.

Acho que Deus me deu uma resposta direta ao meu pedido por sabedoria. Ele me respondeu:
"Se você quiser, meu filho, ficará instruído e se você se empenhar, se tornará hábil. Se você gosta de escutar, aprenderá, e se der ouvido, se tornará sábio."
(Eclesiástico 6,32-33)

Ele me dá um puxão de orelhas, e a condição para eu ter a sabedoria:
1- querer mesmo!
2- trabalhar;
3- escutar;
4- colocar em prática - fazer!

Então, vamos arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa, porque Deus garante a parte dele.
Breno José de Araújo

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O maior segredo



Terça-feira, 18 de agosto de 2009. Dezenove horas e cinquenta e dois minutos. Estou em casa. É final de um dia útil de trabalho. Tenho pensamentos vagos...

"O maior segredo é não haver mistério algum" (L age D or - Legião Urbana) Gosto dessa frase. É de uma música do Legião Urbana, mas acho que sua origem deva ser de alguma filosofia oriental. Filosofia ou não, eu concordo com a frase. Acho que a vida é simples, não existe mistério. Nós é que complicamos as coisas.

Eu participei de uma reunião de trabalho hoje na parte da tarde. A supervisora nos explicou os procedimentos que teríamos que seguir . De repente me descobri em falta em muito deles. Ela, em um dado momento foi categórica: não há mais prazo para cumprir determinada tarefa. Vai chegar um momento em que simplesmente não vai poder inserir os dados no sistema informacional.

Fiquei pensando no quanto pecamos. Não havia ninguém na sala que estivesse em dia com as suas tarefas. Uma colega do meu lado faz um comentário de que haja tempo para fazermos tudo o que é pedido, outros colegas concordaram e cada um tinha uma justificativa por não ter feito alguma coisa.

A supervisora expôs as penalidades caso tudo não esteja conforme o regulamento. Explicou que fez todo o possível para atender a demanda de todos. Existe alguns casos que infelizmente receberão punição. Por que as coisas só funcionam na base da punição? Não queria fazer essa pergunta. Foi inevitável.

O que é o certo? O certo é fazer. O certo é obedecer. O segredo, o que está escondido de todos é a nossa auto-suficiência, nossa arrogância, nossa irresponsabilidade com tudo que nos cerca.

Não assumimos nossos erros, nos justificamos, colocamos a culpa no outro, esse outro é uma entidade mágica que assume tudo nos eximindo de toda a culpa.`

O segredo mor, é que não admitimos que vivemos para satisfazer o nosso ego. Não pensamos no outro, em absoluto. Com isso vamos criando problemas...

Um exemplo: a lei de trânsito manda usar o cinto de segurança, eu não uso. O médico manda fazer uma dieta mais equilibrada, eu não faço. O professor manda fazer uma atividade, também não faço. Procrastino tudo.

Um dia a conta chega. E quando a conta chega, achamos sempre uma justificativa. Podemos satisfazer nosso ego. Mas, nada, nada mesmo vai sobrepor a dura realidade: todos os anos são contabilizados mortes e mais mortes de acidentes de trânsito ou de problemas de saúde. A criança é reprovada várias vezes até o abandono da escola.

Não falo em relação somente aos outros. Na nossa vida cotidiana temos dezenas de afazeres que deixamos para depois. Podem não causar grandes males, mas podem trazer aborrecimentos e se tivéssemos o devido cuidado não os teríamos.

"O maior segredo é não haver mistério algum" é uma verdade!

Breno José de Araújo

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dai graças ao Senhor porque ele é bom.



Dai graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é a sua misericórdia.
Dai graças ao Senhor durante todo o tempo que viver.
Porque eterna é a sua misericórdia.
Senhor, obrigado por tudo.
Senhor, eu não sou nada, tu és tudo!
Estou aprendendo a largar o meu próprio interesse para seguir só a sua vontade. Eu não sabia disso. Quando eu deixo que guie meus passos, as coisas dão certo. Não o certo que eu imagino, às vezes as opções podem ser dolorosas. O importante é não desanimar. É precioso ter fé, esperança e amor. A fé é a certeza que existe um Deus que tudo vê e sabe o que é melhor para nós. A esperança não deixa a gente desanimar quando parece que tudo está errado. O amor nos impulsiona a fazer as coisas.
Seja feita a vossa vontade.
Breno José de Araújo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O meu limitado conhecimento de mundo.



Vendo o mar percebo o quanto o meu conhecimento de mundo é limitado. Nos acostumamos a viver dentro de um círculo muito restrito de nossas preocupações cotidianas. vivendo rotineiramente não percebemos que existe um mundo enorme lá fora.

Eu me admirei com a visão do Oceano Atlântico, com a força das suas águas e o movimento das ondas indo e voltando. O mar é como se estivesse vivo, porque ele se movimenta constantemente e tem alteração de humor.
Breno José de Araújo

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ainda falando em ser claro e objetivo



Eu sou descuidado ao usar a palavra e mesmo ao escrever sou relaxado e não procuro ser rigoroso ao traçar as letras. Sou preguiçoso ao utilizar a linguagem. Não posso ser assim. Mas, não posso mesmo. Preciso ser coerente comigo mesmo. Eu sou um pedagogo. Eu sou um professor. A educação é feita através do exemplo, não de palavras. O educando que estiver perto de nós está sempre nos observando, quer queiramos ou não, somos o exemplo. Ser responsável é isso. Não se é alguém apenas no lugar onde se exerce essa persona. Se é vinte e quatro horas do dia a partir do momento em que se resolveu ser esse alguém.

Não me esqueço do dia quando colei grau de magistério: após o juramento da profissão passou-se à chamada dos formandos para receber o diploma, quando o cerimonial chamou a primeira formanda usou o título professora... Eu me assustei com aquilo, achei estranho, ser chamado de professor... receber esse título... Mas, afinal o que tinha de estranho? Estávamos nos formando para sermos professores. Foi para isso que estudamos. Após o juramento acabávamos de receber o título. Recebíamos também toda a responsabilidade que o título carrega. Acostumados a ser chamados de "alunos" daquele momento em adiante transpassávamos a linha de separação, estávamos do outro lado. Agora éramos "professsores". Não tinha me atinado dessa importância.
Acostumamos a fazer as coisas por costume, por comodismo. Mas, há momentos em que as circunstâncias ao nosso redor mudam e não nos apercebemos disso. Foi o que aconteceu comigo.

Acostumamos a receber ordens, acostumamos a deixar que outros pensem por nós. Acostumamos que outros façam as coisas por nós. Acostumamos a receber as coisas prontas. Mas, de repente, as coisas mudam...Não dá, nesse momento, dizer:"Não é comigo", "Não sou eu não", "Não tenho responsabilidade nisso não", "Foi o outro quem fez". Tudo isso assusta. Eu me assustei quando uma criança se referiu a mim como "moço". Eu me assustei quando me chamaram de "Professor Breno".

Não tem volta, escolheu ser. Deve-se assumir as responsabilidades inerentes à profissão.E uma dessas responsabilidades é o rigor com o uso da linguagem. O desleixo é gritante para quem é o exemplo. Por isso, é necessário estar atento ao que pensa, ao que fala e como fala. O educando é uma pessoa em formação, o professor é uma pessoa formada. Há uma diferença enorme entre os dois.

Eu serei cuidadoso ao usar as palavras, rigoroso ao escrever, habilidoso ao traçar as letras e laborioso ao utilizar a linguagem. Porque sou uma pessoa responsável. Eu sou um professor.
Ibirité, 11 de agosto de 2009 (Dia do Estudante)
Breno José de Araújo

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ser claro e objetivo, saber o que diz!

Saber o que diz! Dizer exatamente aquilo que precisa ser dito, sem rodeios. Por que digo isso? Porque faltam palavras exatas para expressar o fato ocorrido. Há uma preguiça mental. De quem? Minha.
Acostumamos a não prestar atenção ao que ouvimos, ao que lemos e consequentemente ao que falamos e escrevemos. Resultado: Não sabemos nos expressar direito e não conseguimos ser aprovados quando nos é exigido certos conhecimentos.
Por que isso acontece?
Porque o que é difícil "deixamos para lá", ou melhor, desistimos de fazer. Passa-se a viver numa ilusão de que se sabe alguma coisa. Através desse engano fabricamos explicações e justificativas para tudo.
Na Bíblia existe uma advertência contra essa atitude: "Ó homens até quando vocês vão buscar o nada e amar a ilusão?" (Salmo 4)
É interessante como temos opinião para todos os assuntos que chegam aos nossos ouvidos. Sempre estamos dispostos a tecer um comentário sobre esse ou aquele assunto por mais polêmico que seja e por menos informação que temos a respeito dele. Nós nunca temos a humildade de reconhecer que nada sabemos do assunto abordado. Quando alguém nos contraria com um pensamento contrário, nós ficamos com raiva.
Para saber o que diz é preciso calar, é preciso ouvir primeiro. Ouvir é uma atitude de humildade e é também um exercício que requer um pouco de vontade de nossa parte. Não é fácil ouvir as pessoas, não é fácil descer do nosso pedestal. O filósofo já disse uma vez "tudo o que sei: é que nada sei." Sócrates foi o responsável por ensinar aos homens a ter rigor com o próprio pensamento. Está aí um exercício que me disponho a fazer daqui para frente. Aprender a calar o meu ego e ouvir o mundo que me cerca.
Breno José de Araújo

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Decidi, portanto, tomá-la por companheira de minha vida

"Decidi, portanto, tomá-la por companheira de minha vida, sabendo que ela será boa conselheira e me trará conforto nas preocupações e no sofrimento." (Sabedoria 8, 9)

A minha esposa, Fabiana Barbosa é o tesouro de minha vida. Deus não poderia ter usado como sinal melhor para o homem entender sua relação com ele do que o casal. Só assim o homem poderia entender o quanto ele nos quer bem e próximos um do outro.

Deus se apresenta como o noivo, o povo é a noiva, a esposa. A Igreja também é a noiva. O casal enamorado representa o que Deus significa: a união mais perfeita.

Deus abençoe minha esposa, hoje e sempre! Eu a amo muito!

Obrigado por ter me dado Fabiana Barbosa por esposa. Obrigado Senhor!

Breno José de Araújo

domingo, 2 de agosto de 2009

Quer ganhar um template?

Concorra a sorteio de um template oferecido pelo blog:educandocomcarinho.blogspot.com

Deus está perto daqueles que o invocam sinceramente.


Preste atenção nessas palavras:


" Deus está perto de todos aqueles que o invocam, 

de todos os que o invocam sinceramente. 

Ele realiza o desejo dos que o temem, 

ouve o grito deles e o salva."


 Então, eu peço a Deus:

 "Ensina-me o teu caminho, Javé, e caminharei segundo a tua verdade"

 
Ele me responde: 


"Persevere em sua tarefa, 

faça dela a sua vida, e 

envelheça cumprindo o seu dever. 


Ele me dá a garantia:


" Feliz quem teme a Javé e anda em seus caminhos! 

Você comerá do trabalho de suas próprias mãos.

Tranquilo e feliz!"

sábado, 1 de agosto de 2009

Agradecimento a Deus


Eu agradeço a Deus por tudo o que Ele me concede. Eu agradeço a Deus sempre: Obrigado Senhor!
No período compreendido entre 19 de julho de 2009 a 30 de julho de 2009 estive de férias na cidade de Guarapari- ES.
Tenho 35 anos e nunca havia visto o mar. Sempre tive o sonho de conhecer. Achava que morreria sem nunca ter visto. Estudei nos livros, vi pela tv, nos filmes, ouvi dizer. Agora não, vi com meus próprios olhos, senti o gosto da água salgada e senti o quanto meu conhecimento de mundo é pequeno e limitado.
Obrigado Senhor, obrigado Senhor!
Breno José de Araújo