
Terça-feira, 18 de agosto de 2009. Dezenove horas e cinquenta e dois minutos. Estou em casa. É final de um dia útil de trabalho. Tenho pensamentos vagos...
"O maior segredo é não haver mistério algum" (L age D or - Legião Urbana) Gosto dessa frase. É de uma música do Legião Urbana, mas acho que sua origem deva ser de alguma filosofia oriental. Filosofia ou não, eu concordo com a frase. Acho que a vida é simples, não existe mistério. Nós é que complicamos as coisas.
Eu participei de uma reunião de trabalho hoje na parte da tarde. A supervisora nos explicou os procedimentos que teríamos que seguir . De repente me descobri em falta em muito deles. Ela, em um dado momento foi categórica: não há mais prazo para cumprir determinada tarefa. Vai chegar um momento em que simplesmente não vai poder inserir os dados no sistema informacional.
Fiquei pensando no quanto pecamos. Não havia ninguém na sala que estivesse em dia com as suas tarefas. Uma colega do meu lado faz um comentário de que haja tempo para fazermos tudo o que é pedido, outros colegas concordaram e cada um tinha uma justificativa por não ter feito alguma coisa.
A supervisora expôs as penalidades caso tudo não esteja conforme o regulamento. Explicou que fez todo o possível para atender a demanda de todos. Existe alguns casos que infelizmente receberão punição. Por que as coisas só funcionam na base da punição? Não queria fazer essa pergunta. Foi inevitável.
O que é o certo? O certo é fazer. O certo é obedecer. O segredo, o que está escondido de todos é a nossa auto-suficiência, nossa arrogância, nossa irresponsabilidade com tudo que nos cerca.
Não assumimos nossos erros, nos justificamos, colocamos a culpa no outro, esse outro é uma entidade mágica que assume tudo nos eximindo de toda a culpa.`
O segredo mor, é que não admitimos que vivemos para satisfazer o nosso ego. Não pensamos no outro, em absoluto. Com isso vamos criando problemas...
Um exemplo: a lei de trânsito manda usar o cinto de segurança, eu não uso. O médico manda fazer uma dieta mais equilibrada, eu não faço. O professor manda fazer uma atividade, também não faço. Procrastino tudo.
Um dia a conta chega. E quando a conta chega, achamos sempre uma justificativa. Podemos satisfazer nosso ego. Mas, nada, nada mesmo vai sobrepor a dura realidade: todos os anos são contabilizados mortes e mais mortes de acidentes de trânsito ou de problemas de saúde. A criança é reprovada várias vezes até o abandono da escola.
Não falo em relação somente aos outros. Na nossa vida cotidiana temos dezenas de afazeres que deixamos para depois. Podem não causar grandes males, mas podem trazer aborrecimentos e se tivéssemos o devido cuidado não os teríamos.
"O maior segredo é não haver mistério algum" é uma verdade!
Breno José de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário