
A vida é complexa e simples ao mesmo tempo. A vida é complexa pois não sabemos muita coisa a respeito dela. Há uma infinidade de relações que se estabelecem que não sabemos como funciona e nem o por quê daquilo. Por exemplo: nós seres humanos somos uma máquina pensante, um organismo vivo que respira oxigênio, tem um coração que bombeia sangue sem parar, temos uma temperatura que se mantém constante e um corpo que sente dor, tristeza, angústia e uma infinidade de outros sentimentos.
A vida é simples pois não paramos para pensar na complexidade da vida, vivemos simplesmente. A vida é simples porque podemos amar as pessoas. Podemos fazer as coisas acontecerem, podemos pensar em realizar algo e realizá-lo. A vida é simples porque não nascemos prontos, aprendemos a cada dia.
O todo é maior que a soma das partes. Ser complexo não significa que seja difícil de se compreender e ser simples não significa ser desprezível. Então o que significa a complexidade e a simplicidade?
A postura que cada um toma diante da realidade que o cerca. É como um novelo de lã todo embaraçado, no princípio parece de difícil solução, mas com calma e paciência vai se descobrindo onde está o fio da meada e puxa daqui e desenrola dali desfaz-se todo o emaranhado. Assim é a vida. Fé em Deus e um pouquinho de calma descobre-se que no fim, viver é simples.
Breno José de Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário