Esperança, Fé e Amor, ou a certeza da Vitória, que dá certo e que funciona!

Titubeamos!
Não tem jeito, nossa indecisão e insegurança nos atrapalha!
Angustiamo-nos muitas vezes por acharmos que nada dá certo. Parece que nos cansamos gastando uma energia inútil, sem sentido. Parece que nada dá certo. Vivemos como que num caos, num turbilhão...
Dá vontade de gritar: _Pare o mundo que eu quero descer!
Isso é o que eu chamo de angústia! Um sentimento que paralisa, sobressalta o coração e dá um enorme "peso" na cabeça. Deprimente, diga-se de passagem.
Mas, o que é isso? Ânimo, rapaz. Vem uma voz de dentro de meu ser e me deixa constrangido!
Ponho-me a conversar com Deus e peço um pouco de luz, que guie o meu caminho. Ele me responde: "Coragem, eu venci o mundo" Peça e receberá! Procure e encontrará! Bata à porta e ela se abrirá!
No centro do turbilhão começo a divisar, então, alguma ordem no caos. Percebo o Cosmos(um tudo ao mesmo tempo agora um vai e vem uma dinâmica que me deixa tonto...) Mas, há uma ordem. As coisas acontecem e dão certo! As engrenagens estão se movimentando e funcionando muito bem. Há chance de vitória.
Quando Cristo levou seus três discípulos "mais chegados" como se diria hoje: Pedro, Tiago e João para o monte Tabor para rezar, mostrou a todos nós, que existe a Vitória! Ele nos garantiu essa certeza! Moisés e Elias, naquele momento também participantes do encontro, mostravam que primeiro haveria o sofrimento.
Deus garante que o Filho Amado deva ser escutado.
"Nossas dúvidas são traiçoeiras, porque nos fazem perder o bem que poderíamos obter por medo de tentar" Shakespeare disse isso e um poeta brasileiro disse que ninguém vai sonhar nossos sonhos. É nossa responsabilidade.
Vai dar certo, experimente! Funcionará! A fé é um meio de já se obter aquilo que se espera.
Por que estou eu a dizer isso tudo aqui?
Porque essa é a proposta do blog. Sim, eu escrevo através de minhas motivações pessoais, não poderia ser diferente. Ninguém escreve se não tiver um assunto que conhece ao menos parcialmente. Mas, quero ser aquela "voz que grita no deserto" pode ser que alguém leia isso e lhe brote uma idéia na cabeça que o anime em meio ao turbilhão em que possa estar envolvido. E mesmo que ninguém leia, já que é um deserto mesmo. O Espírito que me move a escrever paira onde quer e não digo palavras minhas, sirvo apenas para confirmar a certeza da vitória, que dá certo, que funciona!

domingo, 31 de julho de 2011

Pagar o Dízimo











Você paga o Dízimo? Não? Pois deve.
Decidi pagar o Dízimo a algum tempo. Comecei com pouco, estipulei três por cento do meu ganho e passei a pagar regularmente. Antes dessa decisão eu lutei comigo mesmo, achando que não devia pagar. Pensei que apenas o meu serviço na Igreja seria suficiente. Ouvia os padres falarem sobre o Dízimo, mas, nunca dei muita imporância para isso.
Com o tempo achei que devia também dar a oferta nas missas e/ou nos cultos. Estipulei dois reais por oferta. Algumas vezes não tinha dois reais na carteira, tinha cinco reais e lutei contra mim mesmo, não tenho dois reais... vou precisar dos cinco...?!!
Resolvi ir lá e dá os cinco reais sem titubeação. Houve uma vez que tinha apenas dez reais, dei assim mesmo. Puxa vida! Que mesquinharia a minha. Passei a observar que gastava muito mais, mas, muito mais mesmo! Com bobagens, pior, com pornografia, confesso.
Mais um tempo se passou e li uma passagem da Bíblia onde Davi dizia que não ofertaria um holocausto a Deus que não lhe custasse nada. Tinha de custar alguma coisa e mais o Senhor agradaria se mais sacrificado fosse.
Lembro-me aqui, agora, do sacrifício de Abel e Caim deveria ter sido esse tipo de ofertas a que me refiro: a mesquinhez e a generosidade.
Por que pagar o Dízimo quando tenho inúmeras taxas a pagar? Porque o Dízimo não é uma taxa, não é um imposto. O Dízimo é a medida de nossa generosidade. Quando se paga o Dízimo estamos dizendo que o meu ABSOLUTO é Deus. Na Bíblia se fala que o Dízimo são as primícias, os primeiros frutos do trabalho do campo. Como vivemos numa sociedade urbana, o Dízimo é a primeira "conta" a ser paga, depois de separar o Dízimo eu vejo como pagarei as minha dívidas.
Olha, pagando o Dízimo vem a Graça de Deus e você verá que não passará aperto financeiro. Não sei como explicar isso, mas é verdade. Não é mágica, disso sei. Mas, o extraordinário acontece.
Jesus Cristo elogia uma viúva que dava centavos como Dízimo em detrimento dos ricos que davam fortunas, segundo ele, ela deu muito mais do que os outros, porque deu tudo o que tinha para viver. Confiava na providência divina. Tinha muito mais que todo mundo. O provérbio atesta essa verdade: "O pouco com Deus é muito! E o muito sem Deus é nada!"
Pague o Dízimo. Decidi que agora o meu Dízimo será de dez por cento de tudo o que ganhar, sem titubeação. Mas, ainda a tentação me assalta. Ainda mais quando penso que não dará para quitar todas as minha dívidas, penso então em diminuir o valor do Dízimo. Nada disso! Não abrirei mão do Dízimo. Será que não conseguirei viver com noventa por cento do que ganho para minhas outras despesas? Olha o pecado aí. No que gasto eu agrado a Deus? Quem é o meu absoluto?
De que preciso? Compro desenfreadamente? Para agradar o meu ego? Quem ou o que me falta?
"Agora estou compreendendo" são palavras de Frei Lourenço, padre de minha comunidade, é preciso dar tudo para ter tudo, não queira ter nada para ter tudo. É preciso renunciar a ti mesmo, mortificar-se para alcançar a Graça de Deus. "Em primeiro lugar procure o Reino de Deus e sua justiça, tudo o mais lhe será acrescentado".
Pague o Dízimo na medida do seu possível, sem reserva, sem mesquinharia, sem medo e sempre, não pare de pagar. O que você decidir é o que fará, custe o que custar.
Pensando um pouco mais, como podemos falar que somos temente a Deus se não cumprimos o seu mandamento. O Dízimo é um mandamento de Deus, devo obedecê-lo. É uma forma de mostrar isso. É um gesto concreto.
O Dízimo é um aprendizado, aprendo continuamente e agradeço por tudo o que o Senhor tem me dado.
Pague o Dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário