Esperança, Fé e Amor, ou a certeza da Vitória, que dá certo e que funciona!

Titubeamos!
Não tem jeito, nossa indecisão e insegurança nos atrapalha!
Angustiamo-nos muitas vezes por acharmos que nada dá certo. Parece que nos cansamos gastando uma energia inútil, sem sentido. Parece que nada dá certo. Vivemos como que num caos, num turbilhão...
Dá vontade de gritar: _Pare o mundo que eu quero descer!
Isso é o que eu chamo de angústia! Um sentimento que paralisa, sobressalta o coração e dá um enorme "peso" na cabeça. Deprimente, diga-se de passagem.
Mas, o que é isso? Ânimo, rapaz. Vem uma voz de dentro de meu ser e me deixa constrangido!
Ponho-me a conversar com Deus e peço um pouco de luz, que guie o meu caminho. Ele me responde: "Coragem, eu venci o mundo" Peça e receberá! Procure e encontrará! Bata à porta e ela se abrirá!
No centro do turbilhão começo a divisar, então, alguma ordem no caos. Percebo o Cosmos(um tudo ao mesmo tempo agora um vai e vem uma dinâmica que me deixa tonto...) Mas, há uma ordem. As coisas acontecem e dão certo! As engrenagens estão se movimentando e funcionando muito bem. Há chance de vitória.
Quando Cristo levou seus três discípulos "mais chegados" como se diria hoje: Pedro, Tiago e João para o monte Tabor para rezar, mostrou a todos nós, que existe a Vitória! Ele nos garantiu essa certeza! Moisés e Elias, naquele momento também participantes do encontro, mostravam que primeiro haveria o sofrimento.
Deus garante que o Filho Amado deva ser escutado.
"Nossas dúvidas são traiçoeiras, porque nos fazem perder o bem que poderíamos obter por medo de tentar" Shakespeare disse isso e um poeta brasileiro disse que ninguém vai sonhar nossos sonhos. É nossa responsabilidade.
Vai dar certo, experimente! Funcionará! A fé é um meio de já se obter aquilo que se espera.
Por que estou eu a dizer isso tudo aqui?
Porque essa é a proposta do blog. Sim, eu escrevo através de minhas motivações pessoais, não poderia ser diferente. Ninguém escreve se não tiver um assunto que conhece ao menos parcialmente. Mas, quero ser aquela "voz que grita no deserto" pode ser que alguém leia isso e lhe brote uma idéia na cabeça que o anime em meio ao turbilhão em que possa estar envolvido. E mesmo que ninguém leia, já que é um deserto mesmo. O Espírito que me move a escrever paira onde quer e não digo palavras minhas, sirvo apenas para confirmar a certeza da vitória, que dá certo, que funciona!

quarta-feira, 24 de julho de 2024

O que é escola?

 




Sala de aula

Escola Municipal Eva Fernandes Caldeira

Sarzedo - Minas Gerais



 

            “Se você quer se planejar para um ano, plante milho. Se quer planejar para 10 anos, plante uma árvore, mas se quer planejar para 100 anos, eduque as crianças”.

Provérbio Chinês.

 

 

            As pessoas em geral imaginam que o trabalho na escola se resume a apenas um ano letivo no ano de escolaridade em que o aluno está. Onde são ministradas as disciplinas:

           

·         Língua Portuguesa;

·         Matemática;

·         História;

·         Geografia;

·         Ciências;

·         Língua Inglesa;

·         Arte;

·         Educação Física;

·         Ensino Religioso.

 

 

            Nesse ínterim as aulas acontecem, então dá-lhe conteúdo:

     

·      Substantivo, é a palavra que nomeia os seres...

·      O quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos...

·      Dom Pedro II assumiu o trono depois que seu pai abdicou do poder...

·      Com a retirada da vegetação, o solo...

·      O sistema cardiovascular...

·      Verb To Be...

·      O Cubismo é a expressão...

·      Vamos lá, quero dois times...

·      Existe as religiões de matrizes africanas no Brasil que...

 

Espera-se que o aluno assimile esse conteúdo, faça boas provas e passe de ano.

 

Escola é isso?


Sim, escola é isso.


Mas, não só.


É muito mais do que isso.

 

Escola é um processo que se inicia no momento em que o aluno começa na Educação Infantil e se estende até ao final de sua escolaridade.

O trabalho de uma escola é uma ação de longo prazo.

Não se vê resultados imediatos.

É diferente de um pedreiro que começa a fazer uma parede em um dia.

E no final desse mesmo dia, onde havia apenas um vazio 

passa a existir algo bem concreto e visível.

 

Contudo “a tarefa principal do professor é ensinar aos seus alunos, 

isto é, orientar a aprendizagem, ajudar a modificar o comportamento”

(Planejamento de ensino e avaliação, TURRA, et. Ali Puc – Porto Alegre 1975)

 

Modificar o comportamento leva tempo.

Como por exemplo:

Os alunos do sexto ano sempre são impactados quando chegam à essa etapa de escolaridade. 

Saem de um ambiente mais controlado, com menos professores, menos atividades para fazer e mais tempo e saltam para um ambiente caótico com mais professores, mais conteúdo, mais alunos em sala, menos controle e menos tempo para fazer as atividades e ainda não estão prontos.

Por isso, todo sexto ano “dá trabalho”.

No sétimo ano “a poeira” começa a abaixar, os problemas disciplinares diminuem.

No oitavo ano há mais regularidade, pois a maioria dos alunos já compreendeu

 “como a escola funciona".

No nono ano se espera que a maioria absoluta dos alunos já tenha adquirido a maturidade esperada para os estudos.

E geralmente é isso o que acontece.

 

Tenho visto esse processo acontecer ao longo dos meus vinte e oito anos de trabalho nas diversas escolas pelas quais já passei.

 

Em uma, em particular, trabalhei  como Orientador Educacional na Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas, no município de Ibirité – Minas Gerais por mais de dez anos. Lá tive a oportunidade de acompanhar bem de perto todos os alunos da escola, conseguia, por exemplo, ver os cadernos de cada um deles.

 

Conseguia realmente ver o que eles estavam fazendo e orientava, dava broncas, premiava e via o desenvolvimento de cada um ao longo do tempo.

Ao ponto de um aluno do nono ano me dizer certa vez:

_” Oh! Breno, antes você pegava mais no pé da gente,

 por que você não faz mais isso?”

Ao que eu respondi:

Que não era preciso mais, ele havia crescido e amadurecido. 

Não precisava mais que eu o cobrasse de  suas obrigações.

Ele aprendeu, cresceu e amadureceu.

Deixou de ser heterônomo para ser autônomo.

Ou seja, não era preciso que alguém estabelecesse as regras

e o ameaçasse com punição.

Ele já era capaz de discernir o certo do errado e fazer as melhores escolhas.

 

Eu moro na mesma região próxima a escolas que já trabalhei e vivo encontrando ex-alunos, são manicures, cabelereiros, mecânicos, pais e mães de alunos atuais que hoje me encontram na rua e me falam:

_Ei Breno, lembra-se de mim?

Do rosto eu lembro, o nome é difícil.

E aí a gente se lembra do tempo que passou na escola, do quanto eu briguei

com ela ou com ele. 

São sempre esses...

Uma vez um deles me disse:

_ “Eu te dei muito trabalho, não é mesmo?”

_ “Você me desculpa?’

Pronto.

É isso.

O trabalho deu frutos depois de um longo tempo.

Isso que é o trabalho da escola.

Percebe o que é a escola?

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Àqueles que estão cansados de carregar o fardo pesado


 Desenho de Kayo Henrique Rodrigues da Silva, 
aluno do oitavo ano 
da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar
 Ibirité - MG





"Venham
 
para 
mim

todos 
vocês
 
que 
estão 
cansados
 
de 
carregar
 
o
peso 
do 
seu 
fardo,
 
e
 
eu
 
lhes 
darei 

descanso. 

Carreguem
 
a
 
minha 
carga
 

aprendam
 
de 
mim, 

porque 

sou
 
manso
 

humilde 
de 
coração, 


vocês 

encontrarão
 
descanso
 
para

suas
vidas. 

Porque
 
a
 
minha
 
carga
 
é 

suave
 


meu
 
fardo 

é
 
leve."


Mateus 11, 28-30.



Acho que podemos traduzir essas palavras um pouco assim:

Larguem isso!

Essas coisas não  lhes fazem bem.

Por que vocês estão carregando 

todo esse peso inútil?

Por que esse estresse todo?

Por que esse desespero?

Isso tudo está tirando a sua saúde.

Olha:

Eu estou contratando.

Quer um trabalho melhor?

Eu pago bem.

Eu não  o explorarei.

Terá direito a férias

e o serviço nem é tão pesado assim.

E aí,

você aceita?


Jesus Cristo

terça-feira, 16 de julho de 2024

Como barro nas mãos do oleiro


 Escultura feito de barro por uma aluna na Escola Municipal Eva Fernandes Caldeira - 2023




"Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias:
_ Levante-se e desça até a casa do oleiro;
aí eu comunicarei minha palavra a você."
Jeremias 18, 1-2




Como barro nas mãos do oleiro



Como
 barro
 nas 
mãos
 do 
oleiro
somos
 nós.




Compreendes
que 
somos 
barros
nas
 mãos
do 
oleiro?




Barro
somos
nas
mãos
que
nos
moldam.




Pedaços
de 
barro
que
se 
juntam.





Mãos

que 
moldam


barro

até
aparecer

uma

imagem.





Barro
que 
vai
sendo
amassado
mexido
colado
um 
no 
outro.





Somos
barro
nãos
mãos
de 
Deus.



Lembra-te
que
és
e
ao 
voltarás.





domingo, 14 de julho de 2024

Ética e responsabilidade


Arte de  Kayo Henrique Rodrigues da Silva, 

aluno do oitavo ano do Ensino Fundamental II, 
da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar



Recebi o desenho acima de presente de um aluno na escola onde trabalho.

Graças a Deus eu tive a sensibilidade de ver o talento e reconhecer o trabalho do jovem.

Pedi permissão  para poder publicar.

Na verdade sua arte é mesmo para ser publicada.

Essa história em quadrinhos merece ser publicada 

e reconhecida por tantos mais puderem ter acesso.

Diz muito!

Fala sobre ética e responsabilidade.

O personagem vê o botão vermelho e se certifica se não há ninguém olhando, olha para um lado,

olha para o outro. E então, faz o que não lhe é permitido fazer. Nem sabe como funciona.

Só por puro divertimento irresponsável vai lá e aperta o botão continuamente, várias vezes, até

perder a paciência e ficar com raiva por não vê nada acontecendo.

E então vem as consequências, e é esmagado pela torrente.

Não sei se o meu aluno pensou nisso.

Se conscientemente pensou no conteúdo implícito em sua arte.

Mas, está lá.

É uma metáfora da vida.

Não pense você, que na vida não há responsabilidades.

Que só porque posso fazer algo, eu devo fazer.

Como por exemplo se não tiver um radar de velocidade eu posso exceder o limite.

Porque fulano é meu amigo, pode me facilitar um lugar na fila na frente de alguém.

Quantas coisas são feitas às escondidas que se teria vergonha se alguém descobrisse.

Quantas desculpas esfarrapadas e racionalizações são feitas para justificar o vício.

Mas, não tem jeito.

Cedo ou tarde a conta chega.

Onde se pagará até ao último centavo.
 

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Escutar e ouvir


 

ESCUTAR (Do Latim auscultare) V.t.d.. Tornar-se ou estar atento para ouvir; dar ouvidos. Aplicar a 

audição com atenção para perceber ou ouvir. Atender aos conselhos de. 


OUVIR (Do Latim audire) V.t.d. Perceber, entender (os sons) pelo sentido da audição.Ouvir os sons.


Conceitos do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.5a. edição. Curitiba. Positivo 2010.


Como se pode perceber da definição dos dois verbos acima eles são totalmente diferentes.

A começar pela palavra em latim uma é "auscultare" e outra é "audire".

Apesar do sentido parecer o mesmo, não são de maneira alguma sinônimos.

Ouvir significa que que eu tenho o sentido da audição, eu consigo perceber os sons ao meu redor e...só.

Não exige nenhum esforço de minha parte, pois estou cercado de ruídos.

Eu consigo ouvir o barulho e os ruídos e como são muitos!

Escutar é que sao elas.

Escutar exige esforço, escutar é uma ação que faço para ouvir e compreender o que estão me dizendo.

Escutar exige prestar atenção.

Gosto dessa passagem da Bíblia:


"Ouviu-se uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada

da gruta. Ouviu, então uma voz que lhe dizia: O que é que você está fazendo aqui, Elias?"

1Reis 19, 12-13.


Elias sabia que Deus passaria por ali. Passou então um furacão, um terremoto e depois fogo. Todas 

ações muito barulhentas. Mas, Deus não estava nessa demonstração de poder e força. Por fim, veio uma

brisa suave. E Deus estava nessa brisa. Ele perguntou ao profeta o que estaria fazendo ali?

Se o profeta estivesse desatento, distraído e preocupado com tanto barulho que veio antes não poderia 

ter "escutado" a presença de Deus na brisa, e o texto diz ainda que era "suave'. Para dificultar mais a 

coisa.

Escutar é um trabalho, até no pronunciar da palavra é trabalhoso, são três sílabas. Ouvir, não. 

É uma palavra curta. Tem mais vogais que consoantes.

Escutar é obedecer.

Escutar é fazer.

Escutar é compreender a mensagem e cumprí-la.

No mundo existe ruídos e existe música.

Só no ato de escutar eu consigo perceber a música presente no ambiente.

Para escutar eu preciso silenciar o meu íntimo e fechar as portas e janelas para todo 

ruído do mundo.

Só assim eu poderei, em oração, ouvir Deus falando comigo.




terça-feira, 9 de julho de 2024

Desligue o celular.


 

Como a proposta desse blog é ser uma voz para que a Esperança possa florescer no mundo,

eu venho aqui nesse espaço pedir a todos que "desligue o celular".

Esse aparelho é um vício.

Ele produz o mesmo efeito de drogas alucinógenas no nosso organismo.

Uma prova do meu argumento é:

"Desligue o celular".

Você consegue ficar duas horas longe dele e desligado?

Você consegue?

Caso não consiga se desligar do seu celular, 

acredito que você precise parar para pensar.

O celular estimula áreas de recompensa do cérebro e 

faz com que você queira sempre mais.

Os algoritmos dos aplicativos são programados 

para lhe oferecer cada vez mais daquilo

que você "curtiu" ou assistiu.

Ele vai lhe oferecer cada vez mais do conteúdo que você

gosta.

E o tempo vai passando e você nem percebe.

Vai lhe distraindo.

Tirando o seu foco.

Entorpecendo você.

Enchendo você de conteúdo.

Mas, você nunca está satisfeito.

Desligue o celular, por favor.

A sociedade está pagando um alto preço por isso.

Você consegue dormir?

Por um acaso você consegue

"desligar" o seu cérebro e ter oito horas ininterruptas de  sono?

Não, não consegue?

Experimente desligar o seu celular.

Será difícil!

A crise de abstinência cobrará o seu preço.

Contudo, é preciso.

Você se senta à mesa, há outras pessoas ao seu redor, você conversa com elas?

Não, você não conversa com elas, porque você fica vendo aqueles vídeos curtos, 

engraçados, um após o outro.

Você não vê a pessoa ao seu lado.

As crianças são as maiores vítimas.

Não dê um celular próprio ao seu filho.

Limite o tempo dele com o celular à mão.

Uma criança não pode ficar "o dia inteiro" com o celular na mão.

Você conhece os conteúdos que passa naquele aparelhinho sem você saber?

Na maioria das vezes não são saudáveis: 

geralmente violência, sexualidade, e que o mais tiver. 

Tudo sem filtro, sem nenhuma recomendação educativa.

O adolescente chega à escola agressivo, cheio de vontades, não quer estudar.

Porquê?

Por que ele não tem mais paciência para esperar.

Ele não tem mais paciência para escutar.

Ele quer tudo ao mesmo tempo, agora!

Ele não sabe ouvir um NÃO.

E na escola e na sociedade a vida não é assim.

Tudo tem regras, tudo tem um limite.

Há diversos NÃO sendo falado o tempo todo.

Você deve obedecer o tempo, saber esperar sua vez: 

_ Para falar, para merendar, para passar na via, esperar o sinal verde no cruzamento da rua.

Quantas pessoas não são atropeladas hoje, qual é o motivo?

Quem não soube esperar para passar?

Quem estava em alta velocidade sem prestar atenção ao pedestre?

Por isso, eu falo: 

A sociedade está pagando um alto preço pelo uso excessivo do celular.

É uma epidemia.

É uma doença.

Desligue o celular.

Pelo menos uma vez.

Procure orar a Deus.

Conecte-se com Deus.

Você e Deus, somente.


"entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; 

e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você."

Mateus 6,6.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

O poeta é um profeta


 

O Rio

Manuel Bandeira


Ser como o rio que flui

silencioso dentro da noite.

Não temer as trevas da noite.

Se há estrelas nos céus,

refletí-las.

E se os céus se pejam de nuvens,

como o rio,

as nuvens são água.

Refletí-las também

sem mágoa

nas profundidades tranquilas.




O poeta é um profeta



O poeta é um profeta,

não por profetizar o futuro

como é comum se pensar.



É um profeta por ouvir

 palavras divinas

e ter a sensibilidade de as traduzir.



Cria palavras

e com

  elas, imagens



que por nós 

mesmos não

conseguiríamos expressar.