
Saber ou não saber o que queremos na vida faz uma diferença enorme, decisiva, fundamental. Quem sabe o que quer caminha mais firme, mais resoluto, mais sorridente e jovial, levando um singular brilho nos olhos e, na alma, a certeza do caminho já escolhido, da vocação definida, do ideal abraçado com lucidez e sabedoria.
Quem sabe o que quer transmite serenidade, contagia pelo exemplo, transpira segurança e convicção.
Ninguém precisa repetir a cada passo "sei o que quero". Isso é revelado no rosto, nos gestos, na fala; no jeito de ser, de sorrir, de trabalhar, de acolher, de seguir em frente, de enfrentar problemas e situações existenciais.
Quem sabe o que quer entende de Evangelho, de bem-aventuranças e de fraternidade. Indulgente e compreensivo, desculpa defeitos, releva fragilidades - porque já descobriu que ninguém é perfeito, santo, completo, infalível -, aceita divergências, opiniões conflitantes e chega até mesmo a agradecer, fazendo a confissão humilde, fruto da maturidade: "Reflito e cresco quando alguém discorda de mim".
Quem sabe o que quer não perde seu tempo olhando para trás, catalogando triunfos ou mágoas de ontem. Sua meta é o futuro, seus horizontes estão plantados na amanhã, no país do ainda-por-fazer, que é tão grande e tão urgente!
Quem sabe o que quer vai direto ao assunto, pega o caminho mais rápido, sem apegar-se a estradas fúteis, dispersivas, laterais. Não gasta energia e atenção em questiúnculas menores, porque seu compromisso é salvar e redimir.
Quem sabe o que quer acorda pela manhã rezando, cantando:"Obrigado, Senhor, pela noite que passou. Obrigado por mais um dia que me presenteias para eu fazer o bem, para eu ser apóstolo, construtor de teu Reino".
Quem sabe o que quer irradia paz, amabilidade e misericórdia. E termina o ano de coração alegre, rejuvenescido, com as mãos plenas de frutos e benefícios: a colheita de mais doze meses bem-vividos, bem norteados.
Ao ajoelhar-se aos pés de um presépio, sempre antigo e sempre novo, verá os braços de uma criança alongar-se em sua direção e, em seu íntimo, ouvirá:"Parabéns e obrigado, meu filho, minha filha. Meu nascimento não caiu no vazio, não se perdeu na sequencia dos séculos. Nasço e renasço, constantemente, na gruta do seu coração amigo, luminoso e acolhedor. Parabéns pelo que você é, pelo amor que você partilha, pela esperança que você reparte, pelos mistérios do meu Natal que você vivencia e perpetua nas estradas do cotidiano". Parábéns!
(Padre Roque Schneider,SJ in Bilhetes Mensais do Apostolado da Oração no Brasil. Ano 131 - dezembro de 2005 - no. 1563 "Natal é Alegria e Esperança")
Tenho o costume de guardar textos que acho interessantes. Esse, quando li, achei "lapidar" o autor estava muito inspirado quando escreveu. Sua filosofia se encaixa perfeitamente com o que penso. Ou melhor, eu que procuro seguir o tesouro de suas palavras. É isso, a Esperança está dentro de nós. Precisamos acolhê-la. O desespero, a tentação busca, muitas vezes, nos pegar na armadilha. Não devemos sucumbir. Nunca! Deus enviou seu filho ao mundo para salvar o mundo, não para condená-lo. Minha mãe repetiu muitas vezes essa frase: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!" Ter vida é ter esperança. Viver é saber o que se quer e pedir a Deus com insistência, que Ele dará. Nosso pedido precisa também ir de encontro à vontade do Senhor. Porque se for... Com certeza alcançaremos o que pedimos. Coloque em Javé o seu prazer e Ele dará o que o seu coração deseja.
Obrigado, Senhor! Esse ano foi para mim um tempo de descobrí-lo. Vislumbro um horizonte à minha frente. Tenho medo e receio do que há de vir. Mas, sei que está comigo, está comigo me orientando, me falando, me chamando a atenção, me repreendendo, me encorajando, me dando forças. Sei que uma parte depende de mim. A coragem é minha, se confiar... conseguirei a vitória. Obrigado, Senhor! Por tudo. Descobri nesse ano que aquilo que eu pensava ser ruim, na verdade, foi muito bom para mim. Precisamos sair de uma postura confortável e sair para o perigo. Arriscar, sem medo de ser feliz. Obrigado, Senhor!