
O aprendizado da Sabedoria
Meu filho empenhe-se na disciplina desde a juventude, e até na velhice você terá a Sabedoria. Aproxime-se dela como quem ara e semeia, e espere pelos seus frutos saborosos. Você terá um pouco de trabalho para cultivá-la, mas logo comerá dos seus frutos.
Escute meu filho, aceite minha opinião e não rejeite o meu conseho. Coloque os pés nos grilhões dela e o pescoço debaixo do seu jugo. Incline o ombro para carregá-la, sem se irritar com suas amarras. Aproxime-se dela com alma aberta, e siga-lhe os caminhos com todas as forças. Procure suas pegadas, e ela se manifestará a você. Uma vez possuída, não a deixe mais. No fim, você encontrará nela o repouso, e ela se transformará em alegria para você. Os grilhões dela serão para você uma poderosa proteção, e o jugo dela um enfeite precioso. seu jugo será ornamento de ouro e seus grilhões fitas de púrpura. Você a vestirá qual manto de glória, e a terá na cabeça como coroa de alegria.
Meu filho, se me ouvires com atenção, serás instruído, se submeteres o teu espírito, tornar-te-á sábio. Se gostares de ouvir, adquirirás a Sabedoria.
Permanece na companhia dos doutos anciãos (professores), une-te de coração à sua Sabedoria, a fim de que possas ouvir o que dizem de Deus, e não escapem suas louváveis máximas.
Se vires um homem sensato, madruga para ir ter com ele, desgaste o teu pé o limiar de sua porta.
Concentra teu pensamento nos preceitos de Deus, sê assíduo à meditação de seus mandamentos.
Ele próprio te dará um coração e ser-te-á concedida a Sabedoria que desejas.
(Eclo 6, 33-37)
Se você quiser, meu filho. Tudo, se você quiser...
Disciplina, alma aberta,significa deixar a prequiça de lado. Significa deixar os medos. Significa que enfrentaremos dificuldades, acharemos que não somos capazes. Ficaremos tristes, não dormiremos. Não deixaremos de pensar no que queremos e aparentemente não dá certo. Algumas vezes virá um sentimento de "largar tudo e deixar para lá", desistir, mesmo. Mas, não. Vale o sacrifício. Com calma, paciência, perseverança. Será possível alcançar a Sabedoria.
É pela insistência que conseguimos as coisas:
Peçam, e lhes será dado!
Procurem, e encontrarão!
Batam, e abrirão a porta para vocês!
Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. O Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem. (Lucas 11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário