Esperança, Fé e Amor, ou a certeza da Vitória, que dá certo e que funciona!
Não tem jeito, nossa indecisão e insegurança nos atrapalha!
Angustiamo-nos muitas vezes por acharmos que nada dá certo. Parece que nos cansamos gastando uma energia inútil, sem sentido. Parece que nada dá certo. Vivemos como que num caos, num turbilhão...
Dá vontade de gritar: _Pare o mundo que eu quero descer!
Isso é o que eu chamo de angústia! Um sentimento que paralisa, sobressalta o coração e dá um enorme "peso" na cabeça. Deprimente, diga-se de passagem.
Mas, o que é isso? Ânimo, rapaz. Vem uma voz de dentro de meu ser e me deixa constrangido!
Ponho-me a conversar com Deus e peço um pouco de luz, que guie o meu caminho. Ele me responde: "Coragem, eu venci o mundo" Peça e receberá! Procure e encontrará! Bata à porta e ela se abrirá!
No centro do turbilhão começo a divisar, então, alguma ordem no caos. Percebo o Cosmos(um tudo ao mesmo tempo agora um vai e vem uma dinâmica que me deixa tonto...) Mas, há uma ordem. As coisas acontecem e dão certo! As engrenagens estão se movimentando e funcionando muito bem. Há chance de vitória.
Quando Cristo levou seus três discípulos "mais chegados" como se diria hoje: Pedro, Tiago e João para o monte Tabor para rezar, mostrou a todos nós, que existe a Vitória! Ele nos garantiu essa certeza! Moisés e Elias, naquele momento também participantes do encontro, mostravam que primeiro haveria o sofrimento.
Deus garante que o Filho Amado deva ser escutado.
"Nossas dúvidas são traiçoeiras, porque nos fazem perder o bem que poderíamos obter por medo de tentar" Shakespeare disse isso e um poeta brasileiro disse que ninguém vai sonhar nossos sonhos. É nossa responsabilidade.
Vai dar certo, experimente! Funcionará! A fé é um meio de já se obter aquilo que se espera.
Por que estou eu a dizer isso tudo aqui?
Porque essa é a proposta do blog. Sim, eu escrevo através de minhas motivações pessoais, não poderia ser diferente. Ninguém escreve se não tiver um assunto que conhece ao menos parcialmente. Mas, quero ser aquela "voz que grita no deserto" pode ser que alguém leia isso e lhe brote uma idéia na cabeça que o anime em meio ao turbilhão em que possa estar envolvido. E mesmo que ninguém leia, já que é um deserto mesmo. O Espírito que me move a escrever paira onde quer e não digo palavras minhas, sirvo apenas para confirmar a certeza da vitória, que dá certo, que funciona!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Deus aponta o caminho

quarta-feira, 15 de julho de 2009
Complexidade
Eu sou um educador, trabalho numa escola pública. Tenho vistos muitos embates diariamente entre aluno e professor, professor e direção, mães de alunos e professor... cada um sustenta sua posição frente a uma determinada situação.
Ontem eu participei de uma reunião entre educadores e mães de alunos de um projeto social chamado "Corpo Cidadão" organizado pelo grupo de danças "Corpo" no bairro Jardim das Rosas em Ibirité - Minas Gerais. Os alunos são oriundos de escola pública, eu representava a minha escola como coordenador pedagógico. Observei algumas coisas interessantes:
- O espaço neutro. Um local fora da Instituição escolar;
- Presença de representantes da escola;
- Presença da família;
- Intermediadores do diálogo que não eram da instituição escolar, mas que já se formaram nela;
- O assunto principal era como despertar o interesse dos filhos pelo estudo.
Notei aí a complexidade das coisas. Em um local diferente do que eu estava acostumado a lidar pude ver as mães de meus alunos relatando que a escola não estava atendendo a necessidade de seus filhos.
Notei que o projeto social entendia isso e tem o objetivo de contribuir para estabelecer esse diálogo.
Notei também que não existe respostas prontas para a complexidade.
Nessa reunião, participei de uma oficina, junto de outras mães, para aprender percussão. Juntou 13 pessoas que não se conheciam com dois educadores do projeto. Cada um pegou um instrumento diferente que não conhecia. Com o trabalho dos educadores conseguimos tocar e cantar uma música dentro de quarenta minutos.
Cada um de nós se revelou não saber nada de instrumento musical e de música, mas com a alma aberta, ouvido atento e o desejo de aprender conseguiu formar um conjunto musical.
Acredito que é uma metáfora para a vida. Há a complexidade. Mas, há também a simplicidade.
É possível produzir muita coisa boa no mundo.
Ibirité, 15 de julho de 2009.
Breno José de Araújo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009
Agradecer a Deus


sábado, 11 de julho de 2009
Acreditar!
Eu já namorava há algum tempo e já estava fazendo planos para me casar. Um dia, na escola onde eu trabalhava como disciplinário, acabava de chegar os produtos para o bingo beneficente que iria acontecer no sábado próximo, o produto principal era um fogão de quatro bocas. Eu olhei para a caixa daquele fogão e disse "esse fogão pode ser meu" no meu íntimo eu desejei aquele fogão. O bingo estava sendo vendido antecipadamente, mas eu não adquiri nenhuma cartela. No dia da festa, fiquei no portão vendendo cartelas de bingo. A festa começou e as rodadas do bingo começaram. Quando liberaram o portão para todos entrarem sem pagar, eu comprei a última cartela do bingo. Eu me sentei à mesa junto de minha namorada. Resumo da ópera: ganhei o fogão que desejava. Ele foi o primeiro item do nosso enxoval. Ficou na minha casa por mais de dois anos até o casamento.
Recentemente, num curso de capacitação para professores, anunciaram o sorteio de uns brindes dados pela editora parceira do evento. Eu pensei comigo mesmo: "gostaria de ganhar esses brindes" No final do curso, realmente eu fui sorteado.
Na escola onde trabalho nessa semana, aconteceu uma festa junina, participei da festa vendendo bingo cujo prêmio era uma caixa de bombom. Uma garota mirou na caixa de bombom e disse:" eu quero o bombom". Foi ela quem gritou bingooo... e ganhou a caixa de bombom.
Desde então eu venho pensando nesses episódios em que fui protagonista ou testemunha. Muita gente explicará isso como mera coincidência. Não acho que seja uma explicação razoável. Em várias etapas de minha vida, venho colecionando episódios assim. Já disse aqui que não acredito em destino. Não considero esses episódios como algo que estava destinado para ser de alguém. Não. Considero aqui a palavra Acreditar! O acreditar é que faz toda a diferença.
Acreditar de verdade. Acreditar sem sombra de dúvidas. Acreditar com toda a força da palavra. Digo assim porque não acreditamos. Dizer "eu acredito" pode ser apenas palavra dita ao vento. Não é acreditar.
Acreditar é ter a certeza de que algo será seu. Acreditar não é nem dizer. Acreditar passa às vezes apenas no seu íntimo, faz parte de você e não dá nem para perceber com clareza. Só lá no fundo, no fundo da alma que você sabe. E o que pediu, o que quis, vem até você. Não é magia, nem sorte, nem destino, nem sobrenatural.
O ruim disso é que não é fácil de perceber e não é panaceia para todos os problemas da vida. Mas, é real!

sexta-feira, 10 de julho de 2009
Pretensão de querer saber tudo.

quinta-feira, 9 de julho de 2009
O Espírito daqueles que temem ao Senhor.
Feliz é aquele que
Em quem se apóia?
Quem é o que o sustenta?
O Senhor cuida
Ele é
proteção contra os obstáculos
O Senhor eleva a alma
Eclesiástico 34, 13-17.
Ibirité, quinta-feira, 09 de julho de 2009
O tema que resolvi explorar
Então para que escrever?
Crônicas de Esperança é isso.
Busco a Esperança
A minha mãe plantou em mim
Procuro nesse blog
Como dizia Cazuza:
Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim!
Breno José de Araújo

quarta-feira, 8 de julho de 2009
Uff!!!


terça-feira, 7 de julho de 2009
O nosso relacionamento com Deus.
O nosso relacionamento com Ele não é gratuito. É um comércio. Dizemos que só acreditamos se Ele resolver o nosso problema.
Estou pessimista nesse blog.
Não tenho um bom relacionamento com Deus.

segunda-feira, 6 de julho de 2009
Aprendizagem
Breno José de Araújo

domingo, 5 de julho de 2009
Se você quiser...
Eclesiástico 6,32-33
O que você quer?
O que você quer, de verdade?
O que você está disposto a fazer para conseguir o que quer?
A vida que você tem agora é consequência de suas escolhas.
Eu não acredito em destino. Eu não acredito em destino porque não dá margens à liberdade. Deus nos criou como seres livres.
Se houvesse o destino não teríamos obrigações e responsabilidades. Ninguém poderia nos acusar de ser um assassino, por exemplo. Era o nosso destino, não tenho como mudar. Poderíamos responder assim, se fóssemos assassinos.
Acredito que nascemos numa determinada circunstância e contexto social. Interagimos com as pessoas que estão ao nosso redor. Somos vítimas, alvo ou consequências de ações de outras pessoas. Podemos escolher que escolha tomar e ações e caminhos tomar. Pode dar certo ou dar errado. Mas, nossas escolhas são nossas escolhas.
O que você quer?
Roberto Carlos Ramos em seu livor "Pedagogia do Amor" disse que Deus diz sim para a escolha que fizermos. Se quisermos uma vida melhor, Deus diz sim. Se quisermos uma vida medíocre, Deus diz sim. Concordo com Roberto Carlos Ramos. Ele é um exemplo disso: quis sair da Febem para nunca mais voltar. Saiu e nunca mais voltou.
Deus nos dá certeza: você será instruído e habilidoso, você aprenderá e será sábio.
O que você quer?
Breno José de Araújo

sábado, 4 de julho de 2009
Medo de ser feliz

Quando você cresce num ambiente onde não há liberdade. Quando você não recebe elogios pelo que faz, mas só recebe críticas de coisas erradas que você fez ou nem fez. Quando o oprimem constantemente. Você acaba desenvolvendo um sentimento de inferioridade muito grande.
O sentimento de inferioridade faz com que você ache que não tem direito a ser feliz. Esse sentimento faz com que você prefira receber um tapa, uma repreensão do que receber um carinho ou um elogio. Você se sente constrangido quando recebe um afago de quem sempre o repreende.
O pior desse sentimento é carregá-lo pela vida. Você não acredita que coisas boas podem acontecer com você. Você só espera que coisas ruins venham a acontecer.
Fica um peso em cima dos seus olhos, fica um engasgo na garganta e um pensamento de que alguém virá para brigar com você.
Por mais que você se esforce para fazer as coisas certas, parece que tem sempre algo errado.
É o medo de ser feliz. É o medo de usufruir um pouco de felicidade nesse mundo. Parece que você não tem direito. Se acontece coisas boas, você se sabota.
Deve-se tomar cuidado com isso para não cair em depressão. Não deixar se sucumbir perante o peso que o mundo coloca. As dificuldades da vida existem e fazem parte do nosso aprendizado e amadurecimento. São Paulo disse na carta aos Coríntios que lhe foi dado um espinho na carne para que ele não se enchesse de soberba. Mas ele apresenta as palavras do Senhor:
"Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder."
Dar para ouvir o Senhor nos dirigindo essas palavras:"Para você basta a minha graça".
Se você se encontra na situação descrita acima. Com medo de ser feliz devido a tudo que já passou na vida. Repita comigo essas palavras: "Para você basta a minha graça".
Você não sente que lava todo o pensamento ruim. Achamos que na oração precisamos falar muitas palavras e achamos que Deus vai resolver nossos problemas de imediato. Mas, ele nos responde: "Para você basta a minha graça".
Podemos então, nos encher de Esperança, afastar os momentos de tristeza e seguir em frente, não nos importemos com o que fizeram de nós, não nos importemos com o que pensam de nós, não nos importemos com nossas fraquezas. Procurando fazer as coisas certas e sendo humildes para ouvir, certamente Deus aprovará e nos dará a tranquilidade e a paz que tanto queremos.
Breno José de Araújo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009
O Temor do Senhor!

Abro o jornal e vejo manchetes tristes de se ler:
* família unida para o tráfico de drogas;
* jovem é esfaqueado por engano;
* detido por assédio sexual em clínica;
* adolescente de 14 anos á apreendido com maconha;
*
*
*
Esse blog tem com tema central a Esperança! A Esperança de se ter um mundo melhor para se viver. Advoga que para se construir essa Esperança é necessário antes de qualquer coisa ter o Temor do Senhor! Por que?
Porque se temos o Temor do Senhor procuraremos seguir a sua justiça e os seus mandamentos. Os mandamentos dos Senhor são Justiça e Verdade. Nos esforçando para vivermos seguindo a sua vontade não haverá espaço para as nossas vaidades. São as nossas vaidades que nos trazem sofrimento.
Observem as manchetes do jornal, não existe a falta de Deus nelas?
Quem teme ao Senhor pode querer fazer mal ao próximo?
Quem teme ao Senhor não procura ter uma vida saudável?
Quem teme ao Senhor não procura amar as pessoas?
O maior amor que existe é dar a sua vida pela vida do irmão. Como é feito isso? Deixando nossa vaidade de lado. Ao ter Deus como prioridade deixamos de ser o centro do universo e deixamos que Deus nos preencha com o seu Espírito santificador.
Não teremos uma vida fácil. Pelo contrário teremos uma vida difícil. Quem acena para uma vida de facilidade e prazeres é o inimigo. Observe as manchetes novamente, o que tem ali: dinheiro fácil, prazer fácil, vingança, que satisfazem apenas o ego da pessoa.
Vão se proliferando exemplos desse tipo pela sociedade afora. O preço que a sociedade está pagando é muito alto! Um exemplo: muitos jovens na faixa etária de 15 a 24 anos ou estão mortos ou presos. Qual é o motivo disso? Será que alguma vez em suas vidas colocaram Deus como prioridade? Ou quiseram simplesmente satisfazer o próprio prazer de forma rápida e imediata?
Outro exemplo: morre-se todos os anos no Brasil de acidentes de trânsito do que em muitas guerras declaradas em países do mundo inteiro. Por que? Será que temos motoristas preocupados com a segurança das pessoas ou preocupadas em simplesmente chegar primeiro em determinado lugar?
Não quero aqui condenar ninguém. Não sou Deus. Quero refletir, isso também serve para mim. Devemos ter o Temor do Senhor. O princípio da sabedoria é temer ao Senhor.
Colocar isso em prática não é fácil. Mas, Deus não nos promete uma vida fácil. Ele nos promete uma vida justa. Porque o justo viverá pela fé.
Portanto, meditemos sempre no que significa ter o Temor do Senhor e cada um dê uma resposta para si mesmo.
Fique com Deus!
Breno José de Araújo

quinta-feira, 2 de julho de 2009
O Temor do Senhor!
Quem teme ao Senhor não tem medo de nada e não se assusta, porque o Senhor é a sua Esperança".
Eclesiástico 34,13
Temer ao Senhor é estabelecer Deus como prioridade. Temer o Senhor! Temer o Senhor! Temer ao Senhor! Essa frase se repete muito na Bíblia, mas no que consiste mesmo Temer ao Senhor?
Procurarei desenvolver essa reflexão na próxima postagem.
Breno José de Araújo

quarta-feira, 1 de julho de 2009
Oração pela paz!
Ó Senhor, Deus da vida, que cuidas de toda a criação, dá-nos a paz!
Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito.
Que a nossa força não seja a violência, mas o amor.
Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha.
Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça.
Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão.
Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda a criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e da paz.
Por Jesus Cristo, teu filho divino, nosso irmão, que feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos, o teu perdão.
Amém.
(Ouça essa oração, de segunda a sexta-feira na rádio América, horário 5h45min. Programa Paz na Terra com o padre José Ramos.)
Eu já havia lido essa oração no Texto-Base da Campanha da Fraternidade que abordou o tema da paz. A campanha foi ecumênica. A oração que fechava o texto era essa.
Um tempo depois escutando a rádio América eu ouço o padre José Ramos recitá-la. Ele faz isso toda vez que abre o seu programa. O engraçado é que não dei nenhuma importância à oração num primeiro momento quando li a publicação.
Quando ouvi a oração pelo rádio, procurei copiá-la, mandei um e-mail para a rádio me enviar uma cópia. Depois eu me deparei com uma outra publicação do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus onde tinha essa oração e os dados bibliográficos dizendo que era da Campanha da Fraternidade da paz.
Estranho né?
Estranho quando não damos importância às coisas. Quando se muda o jeito de dizer o mesmo texto ganha uma força!
Mas, o mais importante não é recitar a oração, é cumpri-la!
Informação não é conhecimento! Torna-se conhecimento se você coloca em prática o que foi lhe informado. É difícil seguir o que a oração diz. Porque como dizem: "na hora em que o sangue ferve... sai de baixo" Revidar é automático, é instintivo. Frear o desejo de vingança e procurar a defesa por meios legais e justos é muito difícil de se fazer. Mas, precisa ser feito. É preciso construir uma cultura de paz. Dizer não a violência, passa primeiro por não aceitá-la dentro de nós mesmos.
Esse blog é um espaço para discutir essas coisas. A Esperança de um mundo melhor! A Esperança de um mundo de paz. A Esperança do amor no coração das pessoas.
"Será derramado outra vez sobre nós um espírito que vem do alto.
Assim, vamos vivendo com fé em Deus e a certeza da vitória!
Breno José de Araújo
