Esperança, Fé e Amor, ou a certeza da Vitória, que dá certo e que funciona!
Não tem jeito, nossa indecisão e insegurança nos atrapalha!
Angustiamo-nos muitas vezes por acharmos que nada dá certo. Parece que nos cansamos gastando uma energia inútil, sem sentido. Parece que nada dá certo. Vivemos como que num caos, num turbilhão...
Dá vontade de gritar: _Pare o mundo que eu quero descer!
Isso é o que eu chamo de angústia! Um sentimento que paralisa, sobressalta o coração e dá um enorme "peso" na cabeça. Deprimente, diga-se de passagem.
Mas, o que é isso? Ânimo, rapaz. Vem uma voz de dentro de meu ser e me deixa constrangido!
Ponho-me a conversar com Deus e peço um pouco de luz, que guie o meu caminho. Ele me responde: "Coragem, eu venci o mundo" Peça e receberá! Procure e encontrará! Bata à porta e ela se abrirá!
No centro do turbilhão começo a divisar, então, alguma ordem no caos. Percebo o Cosmos(um tudo ao mesmo tempo agora um vai e vem uma dinâmica que me deixa tonto...) Mas, há uma ordem. As coisas acontecem e dão certo! As engrenagens estão se movimentando e funcionando muito bem. Há chance de vitória.
Quando Cristo levou seus três discípulos "mais chegados" como se diria hoje: Pedro, Tiago e João para o monte Tabor para rezar, mostrou a todos nós, que existe a Vitória! Ele nos garantiu essa certeza! Moisés e Elias, naquele momento também participantes do encontro, mostravam que primeiro haveria o sofrimento.
Deus garante que o Filho Amado deva ser escutado.
"Nossas dúvidas são traiçoeiras, porque nos fazem perder o bem que poderíamos obter por medo de tentar" Shakespeare disse isso e um poeta brasileiro disse que ninguém vai sonhar nossos sonhos. É nossa responsabilidade.
Vai dar certo, experimente! Funcionará! A fé é um meio de já se obter aquilo que se espera.
Por que estou eu a dizer isso tudo aqui?
Porque essa é a proposta do blog. Sim, eu escrevo através de minhas motivações pessoais, não poderia ser diferente. Ninguém escreve se não tiver um assunto que conhece ao menos parcialmente. Mas, quero ser aquela "voz que grita no deserto" pode ser que alguém leia isso e lhe brote uma idéia na cabeça que o anime em meio ao turbilhão em que possa estar envolvido. E mesmo que ninguém leia, já que é um deserto mesmo. O Espírito que me move a escrever paira onde quer e não digo palavras minhas, sirvo apenas para confirmar a certeza da vitória, que dá certo, que funciona!
domingo, 22 de novembro de 2009
Para refletir
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Amor
amor, que palavra é esta que transforma nossos dias, horas e minutos, na ânsia do encontro, numa saudade incontrolável, no desejo do último beijo.
Amor, que sentimento é este, que faz o coração bater mais forte, e um frio quente percorrer a gente e a respiração fica ofegante, como um bicho selvagem ao encontro da fêmea.
Amor, que ritual é este, que torna nossa mente concentrada, sempre em busca de um carinho novo, uma palavra sincera, onde espíritos e corpos se comunicam na mais perfeita harmonia.
Amor, que fantasia é esta, em que você é meu palco, meu personagem principal, meu alecrim, seu olhar é minha platéia, seu sorriso meus aplausos, tua presença meu sucesso.
Amor, que mistério é este, que é um eterno descobrir, ficar noites sem dormir, sonhar colorido, chorar e ao mesmo tempo sorrir, tremer como uma criança de medo de te perder, mas lutar como gigante com garra para te ganhar.
Amor, as alegrias que eu construir são também tuas, as lágrimas que te rolarem são todas minhas, minha vitórias são tuas, teus espinhos são também meus, meus dias azuis são teus, meu futuro, como qualquer outro é incerto, mas eu quero que seja menos incerto com você ao meu lado.
Te Amo.
Fabiana, se em 21 de novembro de 2000 você me mandou essa mensagem, a publico agora no meu blog para comemorar os oito anos de casados. Essa mensagem continua atual.
Te Amo!!!
Breno José de Araújo
Ibirité, quinta-feira, 22 de outubro de 2009.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Fabiana
O Universo
terça-feira, 20 de outubro de 2009
O tempo
O Tempo
O Tempo que passou,
lembro...
Foi há muito e
muitas coisas esqueci.
Recolhi
lembranças
para guardar.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
A maior vitória!
A maior vitória de nossas vidas é: Vencer a si mesmo!
Somos nossos maiores inimigos.
Vencer nossos vícios: fumar, beber, comer de forma compulsiva, falar mal dos outros...
Um vício em particular: reclamar da vida.
Vencer a si mesmo é difícil.
Mas, necessário.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Peçam, e lhes será dado!
Peçam,e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês!
Pois, todo aquele que pede, recebe;
Quem procura, acha;
e a quem bate, a porta será aberta. (Lc 11, 9-10)
O Pai de vocês sabe do que é que vocês precisam, ainda antes que vocês façam o pedido. (Mateus, 6,8)
Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. (Mateus 6, 7)
Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram.
A porta estreita é a disciplina.
É porque vocês não tem bastante fé ( disse Jesus)
Continuou falando: Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: "vá daqui para lá", e ela irá. E nada será impossível para vocês.
Também: " E tudo o que vocês na oração pedirem com fé, vocês receberão.
Vivemos reclamando da vida. Sempre insatisfeitos porque temos alguma coisa que nos desagrada. Não reconhecemos o que temos de bom em nossa vida. Ao fazer um retrospecto da vida todos nós podemos ver que vivemos muito melhor hoje que há 20 anos atrás. Um exemplo: antes o telefone era artigo de luxo só disponível para os abastados financeiramente, hoje todos tem a possibilidade de ter um aparelho fixo em sua casa. Telefone celular virou brinquedo de criança de 5 anos de idade.
O que queremos conseguimos. Mas, não estamos satisfeitos.
Jesus não fala em pedir coisas materiais. Deus satisfaz nossas necessidades, não nossos caprichos. Pode ser necessário para nós sofrer. Fugimos do sofrimento, mas sem ele não nos é dado o crescimento.
Sofrer é disciplina. Se alguém não nos cobrar alguma coisa, não fazemos. Só quando temos a percepção que a situação em que nos encontramos não pode se sustentar sozinha, buscamos uma ação que atenda a essa necessidade.
Enfim, o que eu quero de verdade? Só se tiver suficiente energia nessa vontade ela se tornará realidade atravé de nossas ações, que aí sim, serão guiadas por Deus para o seu sucesso. Se respeitarmos primeiro a vontade Dele.
Breno José de Araújo.
sábado, 12 de setembro de 2009
Ação e movimento
O que você quer?
O que você está disposto a fazer para conseguir o que quer?
Seja um voluntário, por que?:
“Tenho uma idéia maravilhosa, mas...
E os recursos?”
“Em relação a todos os atos de criação, existe uma verdade fundamental, cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos”:
A de que, no momento em que nós nos comprometemos definitivamente, a Providência move-se também.
Toda espécie de coisas ocorrem para ajudar-nos que de outro modo não teriam ocorrido.
Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que pudessem vir ao seu encontro.
O que quer que você possa fazer, ou sonha que possa, faça-o!
Coragem contém genialidade, poder e magia.
Comece-o “agora”.
Atribuído a GOETHE. Do livro Poemas, Pensamentos, Editora Antroposófica. In... pág. 55
Fonte para o Boletim União Comunitária: STOLTENBORG, Tini Shoenmaker, Ser Voluntário. Quem? Eu? Reflexões para os nossos dias. Campinas: Editora Komedi, 2001.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades"
Complexidade e simplicidade
A vida é complexa e simples ao mesmo tempo. A vida é complexa pois não sabemos muita coisa a respeito dela. Há uma infinidade de relações que se estabelecem que não sabemos como funciona e nem o por quê daquilo. Por exemplo: nós seres humanos somos uma máquina pensante, um organismo vivo que respira oxigênio, tem um coração que bombeia sangue sem parar, temos uma temperatura que se mantém constante e um corpo que sente dor, tristeza, angústia e uma infinidade de outros sentimentos.
A vida é simples pois não paramos para pensar na complexidade da vida, vivemos simplesmente. A vida é simples porque podemos amar as pessoas. Podemos fazer as coisas acontecerem, podemos pensar em realizar algo e realizá-lo. A vida é simples porque não nascemos prontos, aprendemos a cada dia.
O todo é maior que a soma das partes. Ser complexo não significa que seja difícil de se compreender e ser simples não significa ser desprezível. Então o que significa a complexidade e a simplicidade?
A postura que cada um toma diante da realidade que o cerca. É como um novelo de lã todo embaraçado, no princípio parece de difícil solução, mas com calma e paciência vai se descobrindo onde está o fio da meada e puxa daqui e desenrola dali desfaz-se todo o emaranhado. Assim é a vida. Fé em Deus e um pouquinho de calma descobre-se que no fim, viver é simples.
Breno José de Araújo.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Alegrias eternas.
Interessante como o livro define perfeitamente a vida do ser humano.
Primeiro é o desejo de ser importante.
"O diabo são os outros" diria Sartre.
Fazer a vontade do Pai, não é fácil!
Mas,
Breno José de Araújo.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Sabedoria
Há alguns anos que eu descobri essa oração na Bíblia:
Senhor, Manda a Sabedoria desde o céu santo e a envia desde o teu trono glorioso, para que ela me acompanhe e participe dos meus trabalhos e me ensine o que o que é agradável a ti. Porque ela tudo sabe e tudo compreende. Ela me guiará prudentemente em minha ações e me protegerá com a glória dela. (Sabedoria 9,10-11)
Eu me encantei com as palavras claras e fáceis de pronunciar. Gostei da coincidência da sequência dos números 9,10,11.Passei a recitá-la, escrevê-la e ensiná-la à outras pessoas.
Passado agora um tempo percebo que Deus tem me ensinado, ele vem me instruindo pouco a pouco , ele me manda, diariamente , a sua sabedoria. Estou recebendo o que pedi. Recebo não da forma em que minha limitada imaginação achava que seria. Peço perdão pelas minha dúvidas e por ter achado que as palavras por si só iriam resolver os meus problemas.
Deus me mandou muitos professores, me indicou leituras para estudar. Quando eu precisava saber de um assunto aparecia algum livro ou ensinamento para esclarecê-lo.
A primeira fonte de informações e de sabedoria é a Bíblia. Muitas informações que leio nos livros fazem associações com uma questão que já é contemplada na Bíblia.
Acho que Deus me deu uma resposta direta ao meu pedido por sabedoria. Ele me respondeu:
"Se você quiser, meu filho, ficará instruído e se você se empenhar, se tornará hábil. Se você gosta de escutar, aprenderá, e se der ouvido, se tornará sábio."
(Eclesiástico 6,32-33)
Ele me dá um puxão de orelhas, e a condição para eu ter a sabedoria:
1- querer mesmo!
2- trabalhar;
3- escutar;
4- colocar em prática - fazer!
Então, vamos arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa, porque Deus garante a parte dele.
Breno José de Araújo
terça-feira, 18 de agosto de 2009
O maior segredo
Terça-feira, 18 de agosto de 2009. Dezenove horas e cinquenta e dois minutos. Estou em casa. É final de um dia útil de trabalho. Tenho pensamentos vagos...
"O maior segredo é não haver mistério algum" (L age D or - Legião Urbana) Gosto dessa frase. É de uma música do Legião Urbana, mas acho que sua origem deva ser de alguma filosofia oriental. Filosofia ou não, eu concordo com a frase. Acho que a vida é simples, não existe mistério. Nós é que complicamos as coisas.
Eu participei de uma reunião de trabalho hoje na parte da tarde. A supervisora nos explicou os procedimentos que teríamos que seguir . De repente me descobri em falta em muito deles. Ela, em um dado momento foi categórica: não há mais prazo para cumprir determinada tarefa. Vai chegar um momento em que simplesmente não vai poder inserir os dados no sistema informacional.
Fiquei pensando no quanto pecamos. Não havia ninguém na sala que estivesse em dia com as suas tarefas. Uma colega do meu lado faz um comentário de que haja tempo para fazermos tudo o que é pedido, outros colegas concordaram e cada um tinha uma justificativa por não ter feito alguma coisa.
A supervisora expôs as penalidades caso tudo não esteja conforme o regulamento. Explicou que fez todo o possível para atender a demanda de todos. Existe alguns casos que infelizmente receberão punição. Por que as coisas só funcionam na base da punição? Não queria fazer essa pergunta. Foi inevitável.
O que é o certo? O certo é fazer. O certo é obedecer. O segredo, o que está escondido de todos é a nossa auto-suficiência, nossa arrogância, nossa irresponsabilidade com tudo que nos cerca.
Não assumimos nossos erros, nos justificamos, colocamos a culpa no outro, esse outro é uma entidade mágica que assume tudo nos eximindo de toda a culpa.`
O segredo mor, é que não admitimos que vivemos para satisfazer o nosso ego. Não pensamos no outro, em absoluto. Com isso vamos criando problemas...
Um exemplo: a lei de trânsito manda usar o cinto de segurança, eu não uso. O médico manda fazer uma dieta mais equilibrada, eu não faço. O professor manda fazer uma atividade, também não faço. Procrastino tudo.
Um dia a conta chega. E quando a conta chega, achamos sempre uma justificativa. Podemos satisfazer nosso ego. Mas, nada, nada mesmo vai sobrepor a dura realidade: todos os anos são contabilizados mortes e mais mortes de acidentes de trânsito ou de problemas de saúde. A criança é reprovada várias vezes até o abandono da escola.
Não falo em relação somente aos outros. Na nossa vida cotidiana temos dezenas de afazeres que deixamos para depois. Podem não causar grandes males, mas podem trazer aborrecimentos e se tivéssemos o devido cuidado não os teríamos.
"O maior segredo é não haver mistério algum" é uma verdade!
Breno José de Araújo
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Dai graças ao Senhor porque ele é bom.
Dai graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é a sua misericórdia.
Dai graças ao Senhor durante todo o tempo que viver.
Porque eterna é a sua misericórdia.
Senhor, obrigado por tudo.
Senhor, eu não sou nada, tu és tudo!
Estou aprendendo a largar o meu próprio interesse para seguir só a sua vontade. Eu não sabia disso. Quando eu deixo que guie meus passos, as coisas dão certo. Não o certo que eu imagino, às vezes as opções podem ser dolorosas. O importante é não desanimar. É precioso ter fé, esperança e amor. A fé é a certeza que existe um Deus que tudo vê e sabe o que é melhor para nós. A esperança não deixa a gente desanimar quando parece que tudo está errado. O amor nos impulsiona a fazer as coisas.
Seja feita a vossa vontade.
Breno José de Araújo
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
O meu limitado conhecimento de mundo.
Vendo o mar percebo o quanto o meu conhecimento de mundo é limitado. Nos acostumamos a viver dentro de um círculo muito restrito de nossas preocupações cotidianas. vivendo rotineiramente não percebemos que existe um mundo enorme lá fora.
Eu me admirei com a visão do Oceano Atlântico, com a força das suas águas e o movimento das ondas indo e voltando. O mar é como se estivesse vivo, porque ele se movimenta constantemente e tem alteração de humor.
Breno José de Araújo
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Ainda falando em ser claro e objetivo
Eu sou descuidado ao usar a palavra e mesmo ao escrever sou relaxado e não procuro ser rigoroso ao traçar as letras. Sou preguiçoso ao utilizar a linguagem. Não posso ser assim. Mas, não posso mesmo. Preciso ser coerente comigo mesmo. Eu sou um pedagogo. Eu sou um professor. A educação é feita através do exemplo, não de palavras. O educando que estiver perto de nós está sempre nos observando, quer queiramos ou não, somos o exemplo. Ser responsável é isso. Não se é alguém apenas no lugar onde se exerce essa persona. Se é vinte e quatro horas do dia a partir do momento em que se resolveu ser esse alguém.
Não me esqueço do dia quando colei grau de magistério: após o juramento da profissão passou-se à chamada dos formandos para receber o diploma, quando o cerimonial chamou a primeira formanda usou o título professora... Eu me assustei com aquilo, achei estranho, ser chamado de professor... receber esse título... Mas, afinal o que tinha de estranho? Estávamos nos formando para sermos professores. Foi para isso que estudamos. Após o juramento acabávamos de receber o título. Recebíamos também toda a responsabilidade que o título carrega. Acostumados a ser chamados de "alunos" daquele momento em adiante transpassávamos a linha de separação, estávamos do outro lado. Agora éramos "professsores". Não tinha me atinado dessa importância.
Acostumamos a fazer as coisas por costume, por comodismo. Mas, há momentos em que as circunstâncias ao nosso redor mudam e não nos apercebemos disso. Foi o que aconteceu comigo.
Acostumamos a receber ordens, acostumamos a deixar que outros pensem por nós. Acostumamos que outros façam as coisas por nós. Acostumamos a receber as coisas prontas. Mas, de repente, as coisas mudam...Não dá, nesse momento, dizer:"Não é comigo", "Não sou eu não", "Não tenho responsabilidade nisso não", "Foi o outro quem fez". Tudo isso assusta. Eu me assustei quando uma criança se referiu a mim como "moço". Eu me assustei quando me chamaram de "Professor Breno".
Não tem volta, escolheu ser. Deve-se assumir as responsabilidades inerentes à profissão.E uma dessas responsabilidades é o rigor com o uso da linguagem. O desleixo é gritante para quem é o exemplo. Por isso, é necessário estar atento ao que pensa, ao que fala e como fala. O educando é uma pessoa em formação, o professor é uma pessoa formada. Há uma diferença enorme entre os dois.
Eu serei cuidadoso ao usar as palavras, rigoroso ao escrever, habilidoso ao traçar as letras e laborioso ao utilizar a linguagem. Porque sou uma pessoa responsável. Eu sou um professor.
Ibirité, 11 de agosto de 2009 (Dia do Estudante)
Breno José de Araújo
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Ser claro e objetivo, saber o que diz!
Acostumamos a não prestar atenção ao que ouvimos, ao que lemos e consequentemente ao que falamos e escrevemos. Resultado: Não sabemos nos expressar direito e não conseguimos ser aprovados quando nos é exigido certos conhecimentos.
Por que isso acontece?
Porque o que é difícil "deixamos para lá", ou melhor, desistimos de fazer. Passa-se a viver numa ilusão de que se sabe alguma coisa. Através desse engano fabricamos explicações e justificativas para tudo.
Na Bíblia existe uma advertência contra essa atitude: "Ó homens até quando vocês vão buscar o nada e amar a ilusão?" (Salmo 4)
É interessante como temos opinião para todos os assuntos que chegam aos nossos ouvidos. Sempre estamos dispostos a tecer um comentário sobre esse ou aquele assunto por mais polêmico que seja e por menos informação que temos a respeito dele. Nós nunca temos a humildade de reconhecer que nada sabemos do assunto abordado. Quando alguém nos contraria com um pensamento contrário, nós ficamos com raiva.
Para saber o que diz é preciso calar, é preciso ouvir primeiro. Ouvir é uma atitude de humildade e é também um exercício que requer um pouco de vontade de nossa parte. Não é fácil ouvir as pessoas, não é fácil descer do nosso pedestal. O filósofo já disse uma vez "tudo o que sei: é que nada sei." Sócrates foi o responsável por ensinar aos homens a ter rigor com o próprio pensamento. Está aí um exercício que me disponho a fazer daqui para frente. Aprender a calar o meu ego e ouvir o mundo que me cerca.
Breno José de Araújo
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Decidi, portanto, tomá-la por companheira de minha vida
A minha esposa, Fabiana Barbosa é o tesouro de minha vida. Deus não poderia ter usado como sinal melhor para o homem entender sua relação com ele do que o casal. Só assim o homem poderia entender o quanto ele nos quer bem e próximos um do outro.
Deus se apresenta como o noivo, o povo é a noiva, a esposa. A Igreja também é a noiva. O casal enamorado representa o que Deus significa: a união mais perfeita.
Deus abençoe minha esposa, hoje e sempre! Eu a amo muito!
Obrigado por ter me dado Fabiana Barbosa por esposa. Obrigado Senhor!
Breno José de Araújo
domingo, 2 de agosto de 2009
Quer ganhar um template?
Deus está perto daqueles que o invocam sinceramente.
" Deus está perto de todos aqueles que o invocam,
sábado, 1 de agosto de 2009
Agradecimento a Deus
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Deus aponta o caminho
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Complexidade
Eu sou um educador, trabalho numa escola pública. Tenho vistos muitos embates diariamente entre aluno e professor, professor e direção, mães de alunos e professor... cada um sustenta sua posição frente a uma determinada situação.
Ontem eu participei de uma reunião entre educadores e mães de alunos de um projeto social chamado "Corpo Cidadão" organizado pelo grupo de danças "Corpo" no bairro Jardim das Rosas em Ibirité - Minas Gerais. Os alunos são oriundos de escola pública, eu representava a minha escola como coordenador pedagógico. Observei algumas coisas interessantes:
- O espaço neutro. Um local fora da Instituição escolar;
- Presença de representantes da escola;
- Presença da família;
- Intermediadores do diálogo que não eram da instituição escolar, mas que já se formaram nela;
- O assunto principal era como despertar o interesse dos filhos pelo estudo.
Notei aí a complexidade das coisas. Em um local diferente do que eu estava acostumado a lidar pude ver as mães de meus alunos relatando que a escola não estava atendendo a necessidade de seus filhos.
Notei que o projeto social entendia isso e tem o objetivo de contribuir para estabelecer esse diálogo.
Notei também que não existe respostas prontas para a complexidade.
Nessa reunião, participei de uma oficina, junto de outras mães, para aprender percussão. Juntou 13 pessoas que não se conheciam com dois educadores do projeto. Cada um pegou um instrumento diferente que não conhecia. Com o trabalho dos educadores conseguimos tocar e cantar uma música dentro de quarenta minutos.
Cada um de nós se revelou não saber nada de instrumento musical e de música, mas com a alma aberta, ouvido atento e o desejo de aprender conseguiu formar um conjunto musical.
Acredito que é uma metáfora para a vida. Há a complexidade. Mas, há também a simplicidade.
É possível produzir muita coisa boa no mundo.
Ibirité, 15 de julho de 2009.
Breno José de Araújo.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Agradecer a Deus
sábado, 11 de julho de 2009
Acreditar!
Eu já namorava há algum tempo e já estava fazendo planos para me casar. Um dia, na escola onde eu trabalhava como disciplinário, acabava de chegar os produtos para o bingo beneficente que iria acontecer no sábado próximo, o produto principal era um fogão de quatro bocas. Eu olhei para a caixa daquele fogão e disse "esse fogão pode ser meu" no meu íntimo eu desejei aquele fogão. O bingo estava sendo vendido antecipadamente, mas eu não adquiri nenhuma cartela. No dia da festa, fiquei no portão vendendo cartelas de bingo. A festa começou e as rodadas do bingo começaram. Quando liberaram o portão para todos entrarem sem pagar, eu comprei a última cartela do bingo. Eu me sentei à mesa junto de minha namorada. Resumo da ópera: ganhei o fogão que desejava. Ele foi o primeiro item do nosso enxoval. Ficou na minha casa por mais de dois anos até o casamento.
Recentemente, num curso de capacitação para professores, anunciaram o sorteio de uns brindes dados pela editora parceira do evento. Eu pensei comigo mesmo: "gostaria de ganhar esses brindes" No final do curso, realmente eu fui sorteado.
Na escola onde trabalho nessa semana, aconteceu uma festa junina, participei da festa vendendo bingo cujo prêmio era uma caixa de bombom. Uma garota mirou na caixa de bombom e disse:" eu quero o bombom". Foi ela quem gritou bingooo... e ganhou a caixa de bombom.
Desde então eu venho pensando nesses episódios em que fui protagonista ou testemunha. Muita gente explicará isso como mera coincidência. Não acho que seja uma explicação razoável. Em várias etapas de minha vida, venho colecionando episódios assim. Já disse aqui que não acredito em destino. Não considero esses episódios como algo que estava destinado para ser de alguém. Não. Considero aqui a palavra Acreditar! O acreditar é que faz toda a diferença.
Acreditar de verdade. Acreditar sem sombra de dúvidas. Acreditar com toda a força da palavra. Digo assim porque não acreditamos. Dizer "eu acredito" pode ser apenas palavra dita ao vento. Não é acreditar.
Acreditar é ter a certeza de que algo será seu. Acreditar não é nem dizer. Acreditar passa às vezes apenas no seu íntimo, faz parte de você e não dá nem para perceber com clareza. Só lá no fundo, no fundo da alma que você sabe. E o que pediu, o que quis, vem até você. Não é magia, nem sorte, nem destino, nem sobrenatural.
O ruim disso é que não é fácil de perceber e não é panaceia para todos os problemas da vida. Mas, é real!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Pretensão de querer saber tudo.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
O Espírito daqueles que temem ao Senhor.
Feliz é aquele que
Em quem se apóia?
Quem é o que o sustenta?
O Senhor cuida
Ele é
proteção contra os obstáculos
O Senhor eleva a alma
Eclesiástico 34, 13-17.
Ibirité, quinta-feira, 09 de julho de 2009
O tema que resolvi explorar
Então para que escrever?
Crônicas de Esperança é isso.
Busco a Esperança
A minha mãe plantou em mim
Procuro nesse blog
Como dizia Cazuza:
Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim!
Breno José de Araújo
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Uff!!!
terça-feira, 7 de julho de 2009
O nosso relacionamento com Deus.
O nosso relacionamento com Ele não é gratuito. É um comércio. Dizemos que só acreditamos se Ele resolver o nosso problema.
Estou pessimista nesse blog.
Não tenho um bom relacionamento com Deus.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Aprendizagem
Breno José de Araújo
domingo, 5 de julho de 2009
Se você quiser...
Eclesiástico 6,32-33
O que você quer?
O que você quer, de verdade?
O que você está disposto a fazer para conseguir o que quer?
A vida que você tem agora é consequência de suas escolhas.
Eu não acredito em destino. Eu não acredito em destino porque não dá margens à liberdade. Deus nos criou como seres livres.
Se houvesse o destino não teríamos obrigações e responsabilidades. Ninguém poderia nos acusar de ser um assassino, por exemplo. Era o nosso destino, não tenho como mudar. Poderíamos responder assim, se fóssemos assassinos.
Acredito que nascemos numa determinada circunstância e contexto social. Interagimos com as pessoas que estão ao nosso redor. Somos vítimas, alvo ou consequências de ações de outras pessoas. Podemos escolher que escolha tomar e ações e caminhos tomar. Pode dar certo ou dar errado. Mas, nossas escolhas são nossas escolhas.
O que você quer?
Roberto Carlos Ramos em seu livor "Pedagogia do Amor" disse que Deus diz sim para a escolha que fizermos. Se quisermos uma vida melhor, Deus diz sim. Se quisermos uma vida medíocre, Deus diz sim. Concordo com Roberto Carlos Ramos. Ele é um exemplo disso: quis sair da Febem para nunca mais voltar. Saiu e nunca mais voltou.
Deus nos dá certeza: você será instruído e habilidoso, você aprenderá e será sábio.
O que você quer?
Breno José de Araújo
sábado, 4 de julho de 2009
Medo de ser feliz
Quando você cresce num ambiente onde não há liberdade. Quando você não recebe elogios pelo que faz, mas só recebe críticas de coisas erradas que você fez ou nem fez. Quando o oprimem constantemente. Você acaba desenvolvendo um sentimento de inferioridade muito grande.
O sentimento de inferioridade faz com que você ache que não tem direito a ser feliz. Esse sentimento faz com que você prefira receber um tapa, uma repreensão do que receber um carinho ou um elogio. Você se sente constrangido quando recebe um afago de quem sempre o repreende.
O pior desse sentimento é carregá-lo pela vida. Você não acredita que coisas boas podem acontecer com você. Você só espera que coisas ruins venham a acontecer.
Fica um peso em cima dos seus olhos, fica um engasgo na garganta e um pensamento de que alguém virá para brigar com você.
Por mais que você se esforce para fazer as coisas certas, parece que tem sempre algo errado.
É o medo de ser feliz. É o medo de usufruir um pouco de felicidade nesse mundo. Parece que você não tem direito. Se acontece coisas boas, você se sabota.
Deve-se tomar cuidado com isso para não cair em depressão. Não deixar se sucumbir perante o peso que o mundo coloca. As dificuldades da vida existem e fazem parte do nosso aprendizado e amadurecimento. São Paulo disse na carta aos Coríntios que lhe foi dado um espinho na carne para que ele não se enchesse de soberba. Mas ele apresenta as palavras do Senhor:
"Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder."
Dar para ouvir o Senhor nos dirigindo essas palavras:"Para você basta a minha graça".
Se você se encontra na situação descrita acima. Com medo de ser feliz devido a tudo que já passou na vida. Repita comigo essas palavras: "Para você basta a minha graça".
Você não sente que lava todo o pensamento ruim. Achamos que na oração precisamos falar muitas palavras e achamos que Deus vai resolver nossos problemas de imediato. Mas, ele nos responde: "Para você basta a minha graça".
Podemos então, nos encher de Esperança, afastar os momentos de tristeza e seguir em frente, não nos importemos com o que fizeram de nós, não nos importemos com o que pensam de nós, não nos importemos com nossas fraquezas. Procurando fazer as coisas certas e sendo humildes para ouvir, certamente Deus aprovará e nos dará a tranquilidade e a paz que tanto queremos.
Breno José de Araújo.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
O Temor do Senhor!
Abro o jornal e vejo manchetes tristes de se ler:
* família unida para o tráfico de drogas;
* jovem é esfaqueado por engano;
* detido por assédio sexual em clínica;
* adolescente de 14 anos á apreendido com maconha;
*
*
*
Esse blog tem com tema central a Esperança! A Esperança de se ter um mundo melhor para se viver. Advoga que para se construir essa Esperança é necessário antes de qualquer coisa ter o Temor do Senhor! Por que?
Porque se temos o Temor do Senhor procuraremos seguir a sua justiça e os seus mandamentos. Os mandamentos dos Senhor são Justiça e Verdade. Nos esforçando para vivermos seguindo a sua vontade não haverá espaço para as nossas vaidades. São as nossas vaidades que nos trazem sofrimento.
Observem as manchetes do jornal, não existe a falta de Deus nelas?
Quem teme ao Senhor pode querer fazer mal ao próximo?
Quem teme ao Senhor não procura ter uma vida saudável?
Quem teme ao Senhor não procura amar as pessoas?
O maior amor que existe é dar a sua vida pela vida do irmão. Como é feito isso? Deixando nossa vaidade de lado. Ao ter Deus como prioridade deixamos de ser o centro do universo e deixamos que Deus nos preencha com o seu Espírito santificador.
Não teremos uma vida fácil. Pelo contrário teremos uma vida difícil. Quem acena para uma vida de facilidade e prazeres é o inimigo. Observe as manchetes novamente, o que tem ali: dinheiro fácil, prazer fácil, vingança, que satisfazem apenas o ego da pessoa.
Vão se proliferando exemplos desse tipo pela sociedade afora. O preço que a sociedade está pagando é muito alto! Um exemplo: muitos jovens na faixa etária de 15 a 24 anos ou estão mortos ou presos. Qual é o motivo disso? Será que alguma vez em suas vidas colocaram Deus como prioridade? Ou quiseram simplesmente satisfazer o próprio prazer de forma rápida e imediata?
Outro exemplo: morre-se todos os anos no Brasil de acidentes de trânsito do que em muitas guerras declaradas em países do mundo inteiro. Por que? Será que temos motoristas preocupados com a segurança das pessoas ou preocupadas em simplesmente chegar primeiro em determinado lugar?
Não quero aqui condenar ninguém. Não sou Deus. Quero refletir, isso também serve para mim. Devemos ter o Temor do Senhor. O princípio da sabedoria é temer ao Senhor.
Colocar isso em prática não é fácil. Mas, Deus não nos promete uma vida fácil. Ele nos promete uma vida justa. Porque o justo viverá pela fé.
Portanto, meditemos sempre no que significa ter o Temor do Senhor e cada um dê uma resposta para si mesmo.
Fique com Deus!
Breno José de Araújo
quinta-feira, 2 de julho de 2009
O Temor do Senhor!
Quem teme ao Senhor não tem medo de nada e não se assusta, porque o Senhor é a sua Esperança".
Eclesiástico 34,13
Temer ao Senhor é estabelecer Deus como prioridade. Temer o Senhor! Temer o Senhor! Temer ao Senhor! Essa frase se repete muito na Bíblia, mas no que consiste mesmo Temer ao Senhor?
Procurarei desenvolver essa reflexão na próxima postagem.
Breno José de Araújo
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Oração pela paz!
Ó Senhor, Deus da vida, que cuidas de toda a criação, dá-nos a paz!
Que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito.
Que a nossa força não seja a violência, mas o amor.
Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha.
Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça.
Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão.
Desarmados e confiantes, queremos defender a dignidade de toda a criação, partilhando, hoje e sempre, o pão da solidariedade e da paz.
Por Jesus Cristo, teu filho divino, nosso irmão, que feito vítima da nossa violência, ainda do alto da cruz, deu a todos, o teu perdão.
Amém.
(Ouça essa oração, de segunda a sexta-feira na rádio América, horário 5h45min. Programa Paz na Terra com o padre José Ramos.)
Eu já havia lido essa oração no Texto-Base da Campanha da Fraternidade que abordou o tema da paz. A campanha foi ecumênica. A oração que fechava o texto era essa.
Um tempo depois escutando a rádio América eu ouço o padre José Ramos recitá-la. Ele faz isso toda vez que abre o seu programa. O engraçado é que não dei nenhuma importância à oração num primeiro momento quando li a publicação.
Quando ouvi a oração pelo rádio, procurei copiá-la, mandei um e-mail para a rádio me enviar uma cópia. Depois eu me deparei com uma outra publicação do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus onde tinha essa oração e os dados bibliográficos dizendo que era da Campanha da Fraternidade da paz.
Estranho né?
Estranho quando não damos importância às coisas. Quando se muda o jeito de dizer o mesmo texto ganha uma força!
Mas, o mais importante não é recitar a oração, é cumpri-la!
Informação não é conhecimento! Torna-se conhecimento se você coloca em prática o que foi lhe informado. É difícil seguir o que a oração diz. Porque como dizem: "na hora em que o sangue ferve... sai de baixo" Revidar é automático, é instintivo. Frear o desejo de vingança e procurar a defesa por meios legais e justos é muito difícil de se fazer. Mas, precisa ser feito. É preciso construir uma cultura de paz. Dizer não a violência, passa primeiro por não aceitá-la dentro de nós mesmos.
Esse blog é um espaço para discutir essas coisas. A Esperança de um mundo melhor! A Esperança de um mundo de paz. A Esperança do amor no coração das pessoas.
"Será derramado outra vez sobre nós um espírito que vem do alto.
Assim, vamos vivendo com fé em Deus e a certeza da vitória!
Breno José de Araújo
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Como cultivar a Esperança?
Aí está o caminho
domingo, 28 de junho de 2009
Simples
Renato Russo dizia em sua música L´âge D´or : "O maior segredo é não haver mistério algum" Jesus Cristo diz também: "nada que está escondido que não seja revelado". O filósofo diz que o óbvio ninguém vê. Gostaria de falar aqui do simples.
Que simples? Você perguntará.
Falo da simplicidade das coisas e da complexidade do ser humano, da nossa complexidade. A simplicidade nos incomoda, queremos ser ou ter algo que tenha pompa, luxo, que aparenta beleza. Não vemos beleza na simplicidade.
Como assim? Você dirá.
Respondo com um fato que ocorreu ontem em minha casa: choveu muito forte no início da madrugada, a calha não suportou o volume de água e transbordou. O bueiro também não suportou a vazão e toda água jorrou pela área da cozinha como se fosse um rio. Sabíamos o motivo. Algum objeto deve ter entupido o bueiro. Na limpeza da área na manhã seguinte se descobriu uma garrafa plástica de molho de pimenta dentro do bueiro.
Sugeri colocar uma grade na tampa do bueiro para evitar que isso ocorra novamente. Meu sogro vem com uma solução melhor, manter o espaço limpo para evitar que caia algo nele novamente. A solução dele é a simples, a mais fácil de fazer, não gastará um tostão sequer e trará o resultado esperado. Colocar uma grade não resolverá o problema, pelo contrário, agravará, as folhas que caem do quintal podem entupí-lo também.
Conclusão da história: é a melhor fazer o simples do que ficar à procura de soluções paliativas que não resolverão o problema. O pior que na nossa vida, procuramos seguir a política do menor esforço.Procurando soluções complicadas que adiarão o problema e não levarão a nada. Fazer o simples muitas vezes é o melhor e que resolverá o problema.
sábado, 27 de junho de 2009
Seja o que Deus quiser!
Eu fiz uma inscrição em um concurso público que tinha uma salário alto para o cargo pretendido e poucas vagas a ser disputada. Procurei me preparar melhor para enfrentar a concorrência. Matriculei-me num cursinho preparatório, estudei de uma forma que nunca tinha estudado antes. Veio o dia da prova e quando saía do prédio onde realizei os exames eu disse: "Seja o que quiser!" e parei de me preocupar com o concurso.
Eu fiquei ansioso esperando o resultado. Eram duas etapas de classificação, na primeira eu passei me colocando entre os vinte melhores e ao que parecia com chances de chegar na segunda etapa no número de vagas disponíveis, fiquei feliz!
Quando saiu o resultado final vi que não me classifiquei dentro das vagas oferecidas. Fiquei triste e frustrado!
Eu me lembrei do que tinha dito na saída da prova: "Seja o que Deus quiser!" Acho que não é porque Deus não quis que eu passasse. Acredito que Deus quer a justiça, se eu fiz por merecer, então eu passaria. Se meu concorrente fez, então ele merece passar.
Deus não modifica as leis que ele mesmo criou. Nós ficamos torcendo que as circunstâncias venham conforme os nossos desejos por pura sorte. Se não vem ficamos com raiva de Deus.
Falar que "seja o que Deus quiser!" é como se fosse "lavar as mãos" ou "lançar a sorte". Engano nosso, se é realmente como Deus quer, então prevalecerá a justiça e aí sim eu tenho de aceitar.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
La Petite espérance
Sur le chemim du salut, sur le chemim charnel, sur le chemim raboteux du salut, sur la route interminable, sur la route entre ses deux soeurs la petite espérance ´s avance...
Et au milieu entre ses deux grandes soeurs elle a l´air de se laisser trainer.
Comme une enfant quei n´aurait pas la force de marcher.
Et qu´on trainerait sur cette route malgré elle.
Et en réalité c´est elle qui fait marcher les deux autres.
Et qui fait marcher tout le monde.
Et qui les traine."
"A pequena esperança adianta-se entre suas duas irmãs maiores e só com ela não se tem cuidados.
No caminho da salvação, no caminho carnal, no caminho áspero da salvação, na interminável estrada, na estrada entre suas duas irmãs, a pequena esperança adianta-se...
E no meio, entre suas duas irmãs maiores, ela dá a impressão de se deixar arrastar.
Como um criança que não tem forças para andar.
E que fosse arrastada por esta estrada, contra sua vontade.
E, na realidade, é ela quem faz as duas outras caminharem.
E quem as arrasta.
E quem faz todo mundo caminhar
E quem as arrasta.
( C. Peguy Le Porche du mystére de la deuxieme vertu, citado por Pe. José Oscar Beozzo. O Mundo do Trabalho - desafios e perspectiva. Ed. Paulinas p. 152)
No dia 16 de agosto de 1994 me deparei com essa citação do livro em que lia. Fiquei fascinado com a
"Oh! Pai, eu te louvo por ter escondido